Carregar menu Dinamico e jogar na tela conforme modelo

18/05/2009

Boa noite

Sou iniciante em Delphi, porem tenho grande conhecimento em Firebird, ja com alguns anos de experiencia.

Eu assisti uma video aula no site da Devmedia, postada pelo Renato Matos, onde ele da um exemplo de carregar um Menu dinamico e tambêm estou seguindo uma video aula do mesmo autor com o assunto "Delphi OOP", dentro destes conceitos, eu gostatia de carregar um Menu de Forma dinamica (buscando de uma tabela no Firebird) baseado na empresa que o usuario irá logar.
Por exemplo:

Tenho 3 tipos de sistema, 1 basico, 1 intermediário e 1 completo, a diferença entre as 3 opções, é a quantida de menu disponivel no sistema.

Exemplificando:

Na opção 1 (Básico) o meu cliente terá apenas o Modúlo Contas a Receber que este contem o cadastro de Clientes, Lançamentos das parcelas e o Modulo Vendas que contem a Tela de Vendas e Cadastros de Produtos.

Na opção 2 (Intermediário) terá alem dos modulos contidos na opção 1, mais os modulos do Contas a Pagar com suas opções, o Modulo de Bancos, com suas opções e assim por diante na opção 3.

O tipo da opção do sistema contratado esta informado na tabela de Empresas no firebird.

Fiz um exemplo simbolico da Tela Inicial e abaixo a tela do Menu conforme eu gostaria de disponibilizar ao cliente.
No exemplo abaixo eu usei o ListView, não sei se é esta a melhor forma, mas pelo menos a disponização é importante para o produto que estou disponibilizando ao meu cliente.
Abaixo a tela do Menu:

Com esta configuração, ficará facil o acesso as opções, pois ele irá escolher o Modulo que se Encontra a Esquerda (Vendas, Caixa, etc) e do lado direito as opções do modulo (Cadastros, Relatórios, Movimentações, etc) que ele ira selecionar e escolher a opção que irá se abrir.

Sendo assim, ele irá escolher o modulo do lado esquerdo e do lado direito, ele irá mostrar a opção disponivel relacionada ao modulo.