Case Insensitive no Edit...
Boa tarde,
estou com um formulário de pesquisa de nomes utilizando um edit comum, um dbgrid e um button (+1 query). No evento onclick do button eu pus o código para que seja executado o sql e o resultado da pesquisa seja exibida na grid. O problema é que a pesquisa só é feita se escrevermos na mesma forma que está na tabela(maiúsculas e minúsculas). Existe alguma forma de colocar um caseinsensitive no edit através do código? Vai aí o código que estou utilizando:
procedure TConsulta.sbirClick(Sender: TObject);
begin
if rbescola.checked = true then
begin
with query1 do
begin
close;
sql.Clear;
sql.add(´select * from recebimento´);
sql.Add(´where nome like ´´ + edit1.text + ´¬´´);
sql.add(´order by nome´);
open;
if recordcount =0 then
showmessage(´Nenhum Registro Selecionado!´);
end
end
estou com um formulário de pesquisa de nomes utilizando um edit comum, um dbgrid e um button (+1 query). No evento onclick do button eu pus o código para que seja executado o sql e o resultado da pesquisa seja exibida na grid. O problema é que a pesquisa só é feita se escrevermos na mesma forma que está na tabela(maiúsculas e minúsculas). Existe alguma forma de colocar um caseinsensitive no edit através do código? Vai aí o código que estou utilizando:
procedure TConsulta.sbirClick(Sender: TObject);
begin
if rbescola.checked = true then
begin
with query1 do
begin
close;
sql.Clear;
sql.add(´select * from recebimento´);
sql.Add(´where nome like ´´ + edit1.text + ´¬´´);
sql.add(´order by nome´);
open;
if recordcount =0 then
showmessage(´Nenhum Registro Selecionado!´);
end
end
Elias Jr
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
25/08/2003
Elias, eh so passar os dois (o conteudo do campo e o texto do edit) pra maisculas ou minúsculas, a sua escolha...
texto:= UpperCase(edit1.text);
sql.Add(´where UPPER(nome) like ´´¬´ + texto + ´¬´´);
GOSTEI 0
Elias Jr
25/08/2003
Elias, eh so passar os dois (o conteudo do campo e o texto do edit) pra maisculas ou minúsculas, a sua escolha...
Valeu amigo. Obrigado pela dica.
GOSTEI 0