Centralizar minhas funções...
Coisinha básica.
Como iniciei com programação web ( PHP ) criei o vício de sempre usar includes/requires para funções, entre outras coisas mais.
Mas no Delphi, como faço pra centralizar minhas funções num só arquivo ( ou form ).
Não sei onde declaro ou se declara, mas to fazendo trabalho de doido aq, todo form que preciso de certa função meto ela no form.
Me ajudem com essa coisinha básica ai galera. Onde declaro, qual a melhor maneira e mais prática. ja vi tanta coisa por ai, DLL´s...
Valeu !!
Como iniciei com programação web ( PHP ) criei o vício de sempre usar includes/requires para funções, entre outras coisas mais.
Mas no Delphi, como faço pra centralizar minhas funções num só arquivo ( ou form ).
Não sei onde declaro ou se declara, mas to fazendo trabalho de doido aq, todo form que preciso de certa função meto ela no form.
Me ajudem com essa coisinha básica ai galera. Onde declaro, qual a melhor maneira e mais prática. ja vi tanta coisa por ai, DLL´s...
Valeu !!
Laelsonc
Curtidas 0
Respostas
Arc
30/11/2006
ja pensou em criar uma unit e colocar suas funções la ??? aí é só declarar a unit nos forms
GOSTEI 0
Laelsonc
30/11/2006
Eu fiz sua sugestão. Mas não consigo localizar a funcão nos meus forms.
Mesmo declarando ela.
Creio que falta algo a declarar no caso de funções, porque as variáveis constantes eu acesso.
Alguem tem uma susgestão ai pessoal ?
Mesmo declarando ela.
Creio que falta algo a declarar no caso de funções, porque as variáveis constantes eu acesso.
Alguem tem uma susgestão ai pessoal ?
GOSTEI 0
Marco Salles
30/11/2006
Eu fiz sua sugestão. Mas não consigo localizar a funcão nos meus forms.
Mesmo declarando ela.
coloque esta unit , com o arquivo pas e dcu e adicone no Caminho Libray Pacth do seu delphi
Pronto , depois e so declar esta unit nos seus projetos que estara disponivel toads as funçoes que nela contiver
GOSTEI 0
Laelsonc
30/11/2006
Tipo...então eu poderia colocar em qualquer lugar e usar em qualquer projeto né ?
GOSTEI 0
Marco Salles
30/11/2006
Tipo...então eu poderia colocar em qualquer lugar e usar em qualquer projeto né ?
se esta unit tiver no definida no caminho Library Patch sim
GOSTEI 0
Brasidata
30/11/2006
Eu tenho uma unit assim. Com todas as funções que eu criei.
E para ficar visível, vc deve simplesmente colocar a unit no diretório do seu aplicativo e declará-la na clausula USES de qualquer outra unit que for usar as funções.
Tem uns pequenos macetes para vc declarar as functions e procedures sem que seja necessário fazer referencia a um form, coisa do tipo ´Form1.MinhaFuncao(parametro)´.
Basta digitar ´MinhaFuncao(parametro)´.
Mas pra isso funcionar, o cabeçalho das suas funções tem que ser declarados antes da sessão TYPE.
Bom... A melhor maneira de exemplificar isso seria você ver a minha Unit de funções. Se quiser me add no MSN ( tá no meu perfil ) eu te passo a ´dita cuja´ para vc implementar as suas funções e reaproveitar para todos o seus sistemas.
Abraços.
E para ficar visível, vc deve simplesmente colocar a unit no diretório do seu aplicativo e declará-la na clausula USES de qualquer outra unit que for usar as funções.
Tem uns pequenos macetes para vc declarar as functions e procedures sem que seja necessário fazer referencia a um form, coisa do tipo ´Form1.MinhaFuncao(parametro)´.
Basta digitar ´MinhaFuncao(parametro)´.
Mas pra isso funcionar, o cabeçalho das suas funções tem que ser declarados antes da sessão TYPE.
Bom... A melhor maneira de exemplificar isso seria você ver a minha Unit de funções. Se quiser me add no MSN ( tá no meu perfil ) eu te passo a ´dita cuja´ para vc implementar as suas funções e reaproveitar para todos o seus sistemas.
Abraços.
GOSTEI 0
Laelsonc
30/11/2006
Ah sim... eu qro ela.
eu te add, o meu é laelsonc@gmail.com
Valeu amigo.
eu te add, o meu é laelsonc@gmail.com
Valeu amigo.
GOSTEI 0
Marco Salles
30/11/2006
Eu tenho uma unit assim. Com todas as funções que eu criei.
Sim , mas ai para cada projeto voce tem que declarar no diretorio do seu aplicativo etc... Ja no library pacth voce so faz isto uma unica vez e serve para todos os projetos..
Alem do mais algo que eu acho muito importante é sobre possiveis atualizações nesta Units funcoes .. No library patch esta atualização estará disponivel para todos os projetos , o que não ocorre simplesmente ao colocar a unit no diretorio de cada aplicativo
GOSTEI 0
Titanius
30/11/2006
Só complementando o que o amigo Marco Sales disse, coloque o arquivo numa pasta Lib, e ponha ela na Library do delphi.
Se você quiser ´parametrizar´ seu arquivo de funcoes, tipo, pra um único sistema você tem uma função, que é usada no sistema inteiro, use as regras de compilação..
{$DEFINE blabla}
[]s
Se você quiser ´parametrizar´ seu arquivo de funcoes, tipo, pra um único sistema você tem uma função, que é usada no sistema inteiro, use as regras de compilação..
{$DEFINE blabla}
[]s
GOSTEI 0
Laelsonc
30/11/2006
Só complementando o que o amigo Marco Sales disse, coloque o arquivo numa pasta Lib, e ponha ela na Library do delphi.
Ok. Até troquei umas idéias com o Marcos e ai tah beleza. Crio um novo projeto q declaro em User e funciona beleza. Só que no meu projeto que estava em desenvolvimento não consigo. Declaro lá no Uses e sempre fica me pedindo pra declarar, não reconhece a Unit...onde eu altero agora ??
Se você quiser ´parametrizar´ seu arquivo de funcoes, tipo, pra um único sistema você tem uma função, que é usada no sistema inteiro, use as regras de compilação...
{$DEFINE blabla}
Talvez a resposta esteja ai. Mas como faço para usar essas regras ?
GOSTEI 0
Titanius
30/11/2006
Olá, para que uma função seja vista por outras units, vc tem que seguir algumas regras:
1) Declare ela na uses dos Forms que você quer que veja tal unit, eu gosto de declarar na uses Global, aquela uses que vem depois do [b:40a71d3839]interface[/b:40a71d3839]
2) na sua unit de Funções, deverá ficar mais ou menos assim:
Deu pra entender?
[]s
1) Declare ela na uses dos Forms que você quer que veja tal unit, eu gosto de declarar na uses Global, aquela uses que vem depois do [b:40a71d3839]interface[/b:40a71d3839]
2) na sua unit de Funções, deverá ficar mais ou menos assim:
unit Funcoes; interface uses Windows, Messages .... blablabla function Teste(str: string): boolean; implementation function Teste(str: string):boolean; begin Result := True; end; end.
Deu pra entender?
[]s
GOSTEI 0
Laelsonc
30/11/2006
Deu sim amigo. Agora tah tudo ok.
Obrigadão ai !
Obrigadão ai !
GOSTEI 0
Titanius
30/11/2006
Flow, disponha... :roll: