chamar Form dinamicamente
Boa noite,
Pessoal to desenvolvendo uma aplicação que tem uma tela genérica e em determinado momento dessa tela tenho que chamar um Form por um determinado parametro ´String´ tem como fazer isso?
por exemplo:
parametro = ´FCliente´
teria que chamar ´FCliente´.showModal();
Pessoal to desenvolvendo uma aplicação que tem uma tela genérica e em determinado momento dessa tela tenho que chamar um Form por um determinado parametro ´String´ tem como fazer isso?
por exemplo:
parametro = ´FCliente´
teria que chamar ´FCliente´.showModal();
Lauro.balceiro
Curtidas 0
Respostas
Woinch
22/04/2009
Que eu saiba isso eh impossível voce terá que realizar testes com a String para verificar qual formulário você vai criar para depois dar ShowModal nele.
Qualquer dúvida favor responder.
Obrigado!
Qualquer dúvida favor responder.
Obrigado!
GOSTEI 0
Marcosrocha
22/04/2009
O problema nem é saber qual formulário dar o ShowModal pois você pode dar um ´FindComponent´ para localizar um formulário instanciado na memória. A grande questão é a classe, até onde eu saiba e tentei fazer rapidamente para tentar responder a pergunta é encontrar a classe e instanciá-la.
Seria algo nesse sentido Woinch.
procedure InstanciaFormDinamicamente(const NomeForm: String); var MeuForm: TForm; begin MeuForm := FindClasseDoForm(´T´+NomeForm).Create(Application); MeuForm.ShowModal; MeuForm.Free; end;
GOSTEI 0
Woinch
22/04/2009
Se ele já possuir todos os forms criados ai sim ele pode dar um FindComponent como mencionado pelo Marcos ai fica mais facil. Mas isso não é aconselhável se for uma quantia muito grande de formulários que você irá manter criados.
GOSTEI 0
Woinch
22/04/2009
Acabo de achar um artigo meio que sem querer que se enquadra perfeitamente a essa dúvida.
Segue:
http://delphi.about.com/library/weekly/aa080905a.htm
Espero ter ajudado.
Segue:
http://delphi.about.com/library/weekly/aa080905a.htm
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Marco Salles
22/04/2009
O Padrão para criar Form dinamicamente pelo Nome se chama
Factory Method
Factory Method é um design pattern criacional catalogado pela famosa GoF (Gang of Four). A função deste modelo é ´criar uma instância de várias classes derivadas´. , que pode ser usada especificamente para
o caso de Forms
O Artigo apresentado deve usar de modo velado o Design Patterns
Aqui mesmo no Site se vc fizer uma pesquisa , vai encontrar algo a respeito. Eu mesmo ja participei de algo assim
Factory Method
Factory Method é um design pattern criacional catalogado pela famosa GoF (Gang of Four). A função deste modelo é ´criar uma instância de várias classes derivadas´. , que pode ser usada especificamente para
o caso de Forms
O Artigo apresentado deve usar de modo velado o Design Patterns
Aqui mesmo no Site se vc fizer uma pesquisa , vai encontrar algo a respeito. Eu mesmo ja participei de algo assim
GOSTEI 0
Lauro.balceiro
22/04/2009
Galera era isso mesmo que precisava muito obrigado.
GOSTEI 0