ClientDataSets X Transações... Como é/deve ser o controle ?

Firebird

29/06/2004

Amigos,

Poderiam me esclarecer duas dúvidas relacionadas à Transações com ClientDataSets ?

Eu utilizo os ClientDataSets apenas para exibição da dados onde necessito de navegação bidirecional, nas demais operações utilizo SQLDataSets envoltos em transações explicitamente controladas por mim...
-> Mas e se eu quisesse utilizar-me de componentes data-aware e trabalhar o insert/edit/delete diretamente no CDS, existiria a necessidade ou seria recomendável controlar a transação? Não me recordo onde, mas vi uma colocação de que a Midas controla sozinha a transação...

-> A segunda dúvida é que já vi colegas controlarem as transações até mesmo em selects (unidirecionais, sem CDS ligados), e isso eu não faço... é necessário, ou é recomendável ?
Fiz um pequeno teste e se eu tentar controlar a transação de um select num SQLDataSet que tem um ClientDataSet ligado à ele ocorre um erro de ´Cursor not returned´, o que sugere a resposta da minha dúvida anterior que, neste caso, a transação fica por conta da Midas, mas não tenho certeza...

Trabalho com dbExpress + FB 1.5...

Agredeço desde já !

[]´s
Vinicius.

Vinicius2k

Vinicius2k

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

29/06/2004

|-> Mas e se eu quisesse utilizar-me de componentes data-aware e
|trabalhar o insert/edit/delete diretamente no CDS, existiria a
|necessidade ou seria recomendável controlar a transação?

Não e Não

|Não me recordo onde, mas vi uma colocação de que a Midas controla
|sozinha a transação...

Sim

|-> A segunda dúvida é que já vi colegas controlarem as transações até
|mesmo em selects (unidirecionais, sem CDS ligados), e isso eu não
|faço... é necessário, ou é recomendável ?

é bom sempre controlar as transações... nos casos de consulta, o importante é manter a transação aberta o menor tempo possível e sempre fechá-la com commit.

|Fiz um pequeno teste e se eu tentar controlar a transação de um select
|num SQLDataSet que tem um ClientDataSet ligado à ele ocorre um erro
|de ´Cursor not returned´, o que sugere a resposta da minha dúvida
|anterior que, neste caso, a transação fica por conta da Midas, mas não
|tenho certeza...

Sim, desde que vc não controle a transação ela será aberta e encerrada automaticamente pelo midas/dbx.

É importante q transações ligadas a DataSets com CDS *nunca* sejam usadas por DataSets q não estão ligados a CDSs.

T+

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

29/06/2004

Obrigado afarias ! Esclareceu muita coisa !

Mas ainda ficou uma dúvida... veja minha função para abertura de um DataSet usando transação e com CDS ligado :

function dbxDSOpen(aDataSet: TSQLDataSet; aClientDataSet: TClientDataSet; aTransactionID: Integer = 1): Boolean;
var SC: TSQLConnection;
    TD: TTransactionDesc;
    CR: TCursor;
begin
  Result:= False;
  CR:= Screen.Cursor;
  Screen.Cursor:= crSQLWait;
  SC:= aDataSet.SQLConnection;
  TD.TransactionID:= aTransactionID;
  TD.IsolationLevel:= xilReadCommitted;
  try
    SC.StartTransaction(TD);
    try
      with aDataSet do
        begin
          Prepared:= True;
          Open;
        end;
      aClientDataSet.Open;  // antes aqui era o Commit(TD)
      SC.Commit(TD);        //  antes aqui era o CDS.Open;
      Result:= True;
    except
      on E: Exception do
        begin
          MsgErro(´blá... blá... blá... ´ + #13 +  E.Message);
          SC.Rollback(TD);
        end;
    end;
  except
      begin
        MsgErro(´blá... blá... blá... ´ + 13 +  E.Message);
      end;
  end;
  Screen.Cursor:= CR;
end;

Nas duas linhas q eu assinalei com ´//´ as posições eram invertidas... primeiro eu commitava a transação e depois abria o CDS, daí ocorria o erro ´Cursor Unknow´ (e não ´not returned´, como eu havia descrito) a partir da segunda abertura do DataSet, a primeira funcionava perfeitamente... invertidas as posições tudo passou a funcionar normalmente...

A causa do problema era essa inversão, mas porque? ou não estava errado e da forma atual o CDS não está envolto na transação?

T+

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

29/06/2004

|| SC.StartTransaction(TD);

não deveria abrir a transação

|| Prepared:= True;

Não é necessário preparar

|| Open;

Não deveria nunca Abrir o SQLDataSet (ou qualquer DataSet ligado a um CDS)

||SC.Commit(TD); // antes aqui era o CDS.Open;

Não deveria ´commitar´

olha, tirando os detalhes do DBX (que não uso ou conheço pq meu delphi é o 5) -- todo seu código deveria ser resumido a no máximo::

Result:= False; 
  Screen.Cursor:= crSQLWait; 
  try
    try
      aClientDataSet.Open;
      Result := True; 
    except 
        MsgErro(´blá... blá... blá... ´ + #13 +  E.Message); 
    end; 
  finally
    Screen.Cursor := crDefault;
  end; 

tudo isso desde que vc não tenha antes aberto ´manualmente´ a transação. o q é importante entender é q, na linha::

aClientDataSet.Open;

o q acontece é::

1- atransação do SQLDataSet é ´startada´
2- o SQLDataSet é aberto
3- o SQLDataSet é ´corrido´ até o fim e todos os registros são enviados ao provider (e dai ao buffer CDS)
4- o SQLDataSet é fechado
5- a transação é ´commitada´

em apenas 1 linha de código!! :D

T+

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

29/06/2004

:shock:

Ficou explícita minha quase total falta de conhecimento dos CDSs... ele faz tudo sozinho... acho que preciso perder o hábito de tentar controlar tudo (herança do Clipper) e estudar mais sobre CDSs... :?
Conheces algum material específico sobre CDS ? além do help do Delphi, é claro...

De fato eu imaginava algo parecido, pq por exemplo, como agiria a propriedade ´PacketRecords´? logicamente limitando o trabalho do DataSet e para tal o CDS precisa ´assumir o controle´ do DataSet, fazendo todo o trabalho... e ´FetchParams´ então? se o CDS interage diretamente com o DataSet não existe a menor necessidade que eu interfira...

Obrigado mais uma vez afarias !

T+

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

29/06/2004

| ele (o CDS) faz tudo sozinho...

pra ser mais ´justo´ :: quem faz praticamente tudo realmente é o provider!! o CDS apenas avisa a ele q precisa dos dados

;)

| Conheces algum material específico sobre CDS ?

Os materiais q conheço (e os melhores materiais em tudo relacionado a Borland) estão na página http://bdn.borland.com/ e nos News Groups da Borland (além do Help q vc já citou! -- e q tb acho muito bom).

beleza cara?! :D

T+

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

29/06/2004

blz ! :wink:

brigadão afarias !

T+

GOSTEI 0
POSTAR