Cliente precisa do java instalado para acessar site java?

Java

01/11/2014

Estou com essa dúvida, se eu desenvolver um site usando jsp e servlet para o cliente conseguir acessar o site ele precisa do java instalado?
Porque alguns sites bancários requerem o java?
Matheus

Matheus

Curtidas 0

Respostas

Janaina Mendes

Janaina Mendes

01/11/2014

Matheus, boa pergunta, ainda não tinha parado para pensar no assunto, mas acho que sim.
Quanto a sistema de bancos, acredito que seja uma forma de autenticar o usuario, pelo menos isso com o da caixa para cadastrar computadores.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

01/11/2014

Pelo que eu entendo o java roda no servidor, então se for web não precisa ter java. no caso sistemas bancarios tambem acho correto afirmar o que a Janaina escreveu.
GOSTEI 0
Fernando C

Fernando C

01/11/2014

sim, algumas aplicações exigem o JRE instalado no cliente sim - e até atualizado.
no caso dos bancos normalmente é p/ rodar o teclado virtual.
outro exemplo é o PJ-e (processo judicial eletrônico).
GOSTEI 0
Cleverson

Cleverson

01/11/2014

Quando se instala o JRE, e ele de cara instala um plugin nos navegadores :)
GOSTEI 0
Fernando C

Fernando C

01/11/2014

se eu desenvolver um site usando jsp e servlet para o cliente conseguir acessar o site

mas depende da aplicação, claro.. um mural de recados simples, por exemplo, trabalha c/ requisições "get"
então não é obrigatório..
outro caso obrigatório é uma aplicação de "upload"; vc precisa ter o JRE instalado (e ativado no browser, claro)
para gerar a interface desse tipo de aplicação e faze-la "rodar" (selecionar o arquivo etc.).
GOSTEI 0
Matheus

Matheus

01/11/2014

Ahh entendi, depende então das funcionalidades do sistema.
Algo simples como login/cadastro não precisaria certo? pois tudo funciona com as requisições post.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

01/11/2014

Não sabia dessas especifidades.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

01/11/2014

Estou com essa dúvida, se eu desenvolver um site usando jsp e servlet para o cliente conseguir acessar o site ele precisa do java instalado?

Em princípio não, pois o processamento Java é feito todo no Servidor, para o usuário é apenas uma página HTML. Porém, se você precisar que ele execute algo mais específico que rode direto na JVM dele, como um Applet, então ele precisará do JRE.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

01/11/2014

Eu acredito que praticamente não exista um computador sem o Java, é raro.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

01/11/2014

Hoje em dia sim, mas ainda podem ocorrer casos que não tenham o JRE instalado ai você já saberá qual problema.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

01/11/2014

Verdade, mas considero isso o que de menos, se for em uma intranet.
GOSTEI 0
Matheus

Matheus

01/11/2014

Poderia haver um problema de incompatibilidade com a versão do java do cliente e com a versão do server?
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

01/11/2014

Cliente e Servidor, vamos levar em consideração que uma aplicação rode tudo no servidor, então não exista algo que possa interferir, então eu acho que não interfere.
GOSTEI 0
Fernando C

Fernando C

01/11/2014

Poderia haver um problema de incompatibilidade com a versão do java do cliente e com a versão do server?

sim, no caso do PJe vc é obrigado a ter o JRE 7 instalado..
e alias não roda no IE, não roda em linux..
e não é certeza q rode no Crome..
garantido só no firefox, com "cookies" ativados E janelas pop up liberadas..

só lembrando: isso pode ser desativado no navegador..
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

01/11/2014

Se a versão do Java do cliente for muito antiga pode trazer problemas sim, pelo uso de recursos que não existiam nas versões mais antigas. Mas como o próprio Java fica avisando sobre atualizações, isso quase nunca é um problema.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

01/11/2014

Pior que tem gente mal intencionada, que realmente pode desabilitar.
GOSTEI 0
POSTAR