Cmo achar um numero primo ?
Olá, pode parecer loucura, mas queria saber qual o algoritimo para que que eu posso achar O PRIMEIRO numero primo depois de um numero fornecido pelo usuario? Teria que ter um algoritimo para verificar se o que o usuario digitou e ou nao um numero primo... e apos a verificacao True, me dar o primeiro numero primo depois dele..
Desde já agradeço,
Abraços,
Desde já agradeço,
Abraços,
Titanius
Curtidas 0
Respostas
Deus
02/02/2004
Essa questão é bastante fácil. Criei uma função pequena para você, que ficou assim:
Aí, é só você usá-la da seguinte forma:
A [i:c470e5241a]varInteiro_a_ser_testado[/i:c470e5241a] é uma variável do tipo integer que vai guardar o valor do usuário. Ao chamar a função, ela vai retornar o próprio valor testado, se este for primo, ou o primeiro primo encontrado na sequencia.
Abraços, dEUS.
function iRetornaPrimo(iNum: Integer): Integer; function bEPrimo(iNum: Integer): Boolean; var i: Integer; bResultado: Boolean; begin bResultado := True; for i := 2 to (iNum div 2) do if ((iNum mod i) = 0) then begin bResultado := False; break; end; Result := bResultado; end; begin while not (bEPrimo(iNum)) do inc(iNum); Result := iNum; end;
Aí, é só você usá-la da seguinte forma:
varInteger := iRetornaPrimo(varInteiro_a_ser_testado);
A [i:c470e5241a]varInteiro_a_ser_testado[/i:c470e5241a] é uma variável do tipo integer que vai guardar o valor do usuário. Ao chamar a função, ela vai retornar o próprio valor testado, se este for primo, ou o primeiro primo encontrado na sequencia.
Abraços, dEUS.
GOSTEI 0