Código Fonte

Delphi

14/06/2004

Sou iniciante na área de programação estou a procura de um código fonte
para a realização de um trabalho que é o seguinte:
Estou fazendo um cadastro de clientes, só que com um detalhe quando abrir o programa gostaria que o mesmo listasse os aniversariantes do dia o cadastro está pronto oque eu preciso é o código fonte para que todos os dias o programa liste os aniversariantes.Desde já agradeço a todos que me ajudarem.

Isabel Borges

Isabel Borges

Curtidas 0

Respostas

Vinicius2k

Vinicius2k

14/06/2004

Isabel,

Se vc nos informar o Banco de dados(Interbase/Firebird, Paradox, etc...) e a camada de acesso que vc está utilizando (IBX, dbExpress, BDE, ADO, etc...), podemos, lhe ajudar a montar esta rotina...

Dica : procure ser mais clara nos títulos dos seus tópicos, para evitar bloqueio por parte da moderação e leia as regras de conduta ( http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=6689 ), para que vc sempre possa ser ajudada pela comunidade... :wink:

T+

GOSTEI 0
Isabel Borges

Isabel Borges

14/06/2004

Estou trabalhando no delphi 3, banco de dados paradox, camada de acesso bde.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

14/06/2004

Isabel,

Bem, então vamos lá:
Estou supondo que em seu cadastro de Clientes a tabela se chama [b:b98bf4694f]Clientes[/b:b98bf4694f] com os campos [b:b98bf4694f]Nome[/b:b98bf4694f] e [b:b98bf4694f]DataNascimento[/b:b98bf4694f]...

1 - crie um Form, acrescente uma TQuery, um TDataSource e um TDBGrid.

2 - conecte a TQuery ao seu Alias (propriedade DatabaseName) de forma idêntica à ligação que vc fez com as TTables.

3 - conecte o TDataSource à TQuery.

4 - conecte o TDBGrid ao TDataSouce.

5 - Neste ponto vc precisa escolher qual será o evento mais indicado no seu caso para exibir este formulário, vou supor que seja o OnActivate do Form principal... então basta usar a rotina abaixo, logicamente adaptada aos nomes de campos e componentes que vc utilizou...
uses DateUtils;

procedure TForm1.FormActivate(Sender: TObject);
begin
  with Query1 do
    begin
      Close;
      SQL.Clear;
      SQL.Add(´select * from CLIENTES´);
      SQL.Add(´where EXTRACT( DAY from DATANASCIMENTO ) = :dia´);
      SQL.Add(´and EXTRACT( MONTH from DATANASCIMENTO ) = :mes´);
      SQL.Add(´order by NOME´);
      ParamByName(´dia´).AsInteger:= DayOf(date);
      ParamByName(´mes´).AsInteger:= MonthOf(date);
      Prepared:= True;
      Open;
   end;
end;

* o uso das funções [b:b98bf4694f]DayOf[/b:b98bf4694f] e [b:b98bf4694f]MonthOf[/b:b98bf4694f] requer a unit [b:b98bf4694f]DateUtils[/b:b98bf4694f] na lista de uses... honestamente, não me recordo se o Delphi 3 possui esta Unit e/ou funções... caso o compilador não reconheça esta unit e/ou funções teremos q adaptar fazendo as conversões manualmente... então, se desejar, poste novamente para que possamos lhe ajudar com esta conversão...

Espero ter ajudado.
T+

GOSTEI 0
POSTAR