Codigos de Clientes
Ola
Gostaria de Saber como fazer para localizar um codigo vago e usar ele.
Tenho uma tabela paradox de cadastro de Clientes com um campo CODIGO do tipo numerico.
Exe
CODIGO DESC
00001 maria
00003 Joao
Primeiro verificar se tem um codigo vago
se 00001 + 00001 é = 00003
se nao for, usar 0001 + 00001
acho que e +- isso sei la!
Valeu
Dart
Gostaria de Saber como fazer para localizar um codigo vago e usar ele.
Tenho uma tabela paradox de cadastro de Clientes com um campo CODIGO do tipo numerico.
Exe
CODIGO DESC
00001 maria
00003 Joao
Primeiro verificar se tem um codigo vago
se 00001 + 00001 é = 00003
se nao for, usar 0001 + 00001
acho que e +- isso sei la!
Valeu
Dart
Dart
Curtidas 0
Respostas
Okama
02/07/2003
Você pode fazer um loop na Tabela e verificar se o codigo atual é igual ao código seguinte mais 1. Porém eu não recomendo esse tipo de controle.
LOOP
Agora image a situação:
Voce cadastra um cliente com codigo 5 e lança duplicatas com valores altos pra ele. O Cliente dá o cano e você remove e após 2 anos você cadastra um cliente excelênte com esse mesmo código e todo o histórico do caloteiro vai para esse cliente, já pensou??
Use um campo autoincremento para esse controle, nunca volte a numeração.
LOOP
Var Codigo: Integer; Begin While not Table1.EOF do begin Codigo := Table1.FieldByName(´codigo´).AsInteger+1; Next; if Codigo <> Table1.FieldByName(´codigo´).AsInteger then break; end; Showmessage(´Próximo Código => ´ +intToStr( Codigo ) );
Agora image a situação:
Voce cadastra um cliente com codigo 5 e lança duplicatas com valores altos pra ele. O Cliente dá o cano e você remove e após 2 anos você cadastra um cliente excelênte com esse mesmo código e todo o histórico do caloteiro vai para esse cliente, já pensou??
Use um campo autoincremento para esse controle, nunca volte a numeração.
GOSTEI 0