Colunas no FastReport?

Delphi

17/06/2015

Pessoal depois de ter postado aqui no fórum e não obter exito sobre colunas no ReportBuilder(https://www.devmedia.com.br/forum/colunas-no-report-builder/522455) venho pedir socorro urgente como fazer no FastReport. Baixei algumas aulas em vídeo aqui mesmo no site, mas para quem está iniciando é sempre complicado e principalmente pela urgência e tempo já que comecei assistir hoje, vou colocar abaixo um exemplo bem simples, mas para maiores detalhes acessar o link acima por favor. preciso que o formulário fique conforme abaixo:

o formulário tem 30 colunas, trata-se de uma frequência de alunos de um diário de classe, na parte de cima das colunas vai ficar as datas na vertical, exemplo:

1data 2data 3data ... 30data ( as mesas devem ficar na vertical)

Nº ordem
1 P F
2 P P
3 P P
4 F P
5 P P
...
60 P F...

Comecei fazendo a parte referente a frequência (P ou F) mas quando termina a frequência da primeira colunas ele coloca em seguida, ou seja, a segunda coluna dando apenas um pequeno espaço entre o último aluno da primeira e primeiro da segunda.

Agradeço antecipadamente quem poder ajudar.

Osmar.
Osmar

Osmar

Curtidas 0

Respostas

Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

17/06/2015

por que voce nao faz isso em uma tabela temporaria?

em um clientdataset voce cria as colunas que precisa e preenche antes de chama o relatorio.
GOSTEI 0
Osmar

Osmar

17/06/2015

Dorivan,
nunca trabalhei com FastReport mas estou com a versão 5, baixei alguns vídeos aqui e estou estudando, também nunca fiz tabela temporária se vc poder mim dar uma dica vou tentar fazer.
Mas independente de tudo isso já fiz alguma coisa, inseri um frxDBDataset ligado a IBQryPresenca com o seguinte código:.

select distinct f.codigo_turma, f.data, f.bimestre,
               f.presenca,  f.matricula_aluno, f.sequencia, al.numero
    from FREQUENCIA F left join alunoturma al on f.codigo_turma = al.codigo_turma and
                                                     (al.matricula_aluno = f.matricula_aluno) and
                                                     (f.data             = f.data)
 where f.escola             =:escola
  and f.codigo_turma      =:turma
  and  f.codigo_disciplina =:disciplina
  and  f.bimestre          =:bimestre
  and al.numero =:numero
group by  f.codigo_turma, f.data, f.bimestre, f.escola, f.presenca,
           f.matricula_aluno, f.sequencia, al.numero
       order by F.data, f.sequencia

a propriedade do frxReportPage columns defini com 30, inseri também 1 GroupHeader1, abaixo dele 1 MasterData1 e nele coloquei da arvore de dados o componente PRESENCA.

conclusão: as presenças foram inseridas no relatório + - como quero exceto pela primeira coluna(toda) que ficou um caractere abaixo das outras colunas e também ficou uma espaço em diagonal em todas as colunas que acho que é algum tipo de configuração.

Agradeço antecipadamente quem poder ajudar.
GOSTEI 0
Osmar

Osmar

17/06/2015

melhorou mais um pouco define a propriedade do frxReportPage BottomMargin para 2 e sumiu o espaço que tinha entre as colunas na diagonal, mas ainda continua a primeira coluna abaixo da demais apenas um caractere.
GOSTEI 0
Osmar

Osmar

17/06/2015

poxa que bobagem a 1ª coluna estava mais embaixo porque o GroupHeader1 estava grande na vertical. Bom em relação as inserções de faltas e presenças acho que já esta tudo ok. Agora vou tentar inserir as datas em cada coluna na vertical, acima das colunas das presenças/faltas.
GOSTEI 0
Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

17/06/2015

conseguiu resolver?
GOSTEI 0
Osmar

Osmar

17/06/2015

Cara estou no quase, o impressionante de tudo é que no ReportBuilder para fazer os dados passarem para as páginas seguinte, como já citei estou tentando a mais de 15 dias, inclusive perto da minha cidade tenho um amigo que é bem mais experiente do que eu e ele também não conseguiu e falou que estava muito complicado. Bom em relação a posição dos dados no FastReport já está beleza o que era a parte complicada no ReportBuilder, em se tratando do impressionante que citei acima é que o desenho das colunas e das linhas não consigo fazer passar para a 2ª pagina... Quanto aos dados vai blz.
GOSTEI 0
Osmar

Osmar

17/06/2015

Pessoal depois de estudar mais um pouco o FastReport consegui finalmente concluir o relatório. Mas achei estranho a forma de DESENHAR o mesmo, então vejam:

Inseri um cabeçalho de grupo, um masterdata, as margens esquerda e direita defini para 2,5. A página está com 30 colunas, no masterdata o qual depois de definir as colunas se comprimi ficando praticamente na 1ª colunas inseri da arvore de dados um componente, para colocar as linhas em todas as colunas inseri um plano de fundo(overlay1), até ai tudo esta funcionado beleza. vejam abaixo:

COLUNAS: 

1     2     3     4     5...      30 

1 

2 

3 

4 

... 

60 (linhas)        

como as colunas não ficam centralizadas em relação a folha preciso inserir nesta numeração da vertical um retângulo, o que acho ESTRANHO é que para conseguir posicionar o mesmo, ele vai sumindo ao ir passando pela 1ª coluna, como se estivesse debaixo da margem esquerda, bom só sei que quando visualizo a impressão o retângulo, as colunas, as linhas e os dados estão lá tudo certinho.
Pergunto tem como desenhar de outra forma?
GOSTEI 0
Osmar

Osmar

17/06/2015

Dorivan
Não consegui fazer, vou tentar fazer com a tabela temporária vc poderia dar uma força.
GOSTEI 0
Osmar

Osmar

17/06/2015

Dorivan,

alguma sugestão?
GOSTEI 0
Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

17/06/2015

Vamos lá...
GOSTEI 0
Osmar

Osmar

17/06/2015

Vamos lá...

Qual dos geradores você prefere já que comecei fazer nos dois Report Builder ou FastReport?
GOSTEI 0
Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

17/06/2015

eu utilizo mais o report builder
GOSTEI 0
POSTAR