COM+ vs BSS
Olá Consultores,
Na edição 101 da Clube Delphi o Guinther Pauli em seu artigo sobre multicamadas faz vários elogios ao COM+, resaltando sua escalabilidade, independência de clientes, pooling etc. Porém, outro entusiasta do Delphi muito conhecido no meio, o Bruno Lichot, constuma defender com muita garra a utilização do BSS, citando sua maior rapidez frente ao COM+, a facilidade de instalação/distribuição do servidor de aplicação e dos clientes, etc.
Nesta briga de cachorro grande que rumo nós, simples mortais, devemos seguir?
Em que situação um seria mais indicado que o outro?
[]s
Alexandre Amaral.
Alexandre Neto
Curtidas 0
Respostas
Rodrigo Mourão
16/01/2009
Olá Alexandre !!
Bem, sua dúvida é mais conceitual do que técnica e pode parecer loucura mais é a mais dificil de ser respondida. Sendo assim não vou respondê-la, mas muita calma neste hora. Vou fazer melhor do que responder sua dúvida, vou apenas fazer algumas colocações.
Já ouviu aquela dúvida filosófica: "Uma árvore cai na floresta, faz barulho ??". Isso seria o mesmo que perguntar qual é o melhor COM + ou BSS. Digo isso por que o lance da árvore requer muita discurssão como por exemplo se há alguem pra ouvir, qual o tamanho da árvore. Da mesma forma que com COM+ e BSS, eu perguntaria quantas clientes, arquitetura de rede, linguagens envolvidas etc.
Como você mesmo disse isso é uma briga de cachorro grande, então vou deixar aqui a opinião de um cachorro vira-lata rsrsrsrsrs. As duas tecnologias citadas acima já estão descontinuadas. O COM+ deu lugar ao .Net Remoting e o BSS já não esta presente no Delphi 2009. Nós sempre temos que acompanhar as tendencias tecnologicas para que não venhamos investir numa tecnologia onde não teriamos mais suporte.
Porém Alexandre este tipo de dúvida sua é muito comum em todas as fases de nossas carreiras. No meu incio a dúvida era quanto qual tecnologia de acesso a dados usar. Ai com a experiência acabei achando uma que me atendia. Dai com o passar do tempo evolui para OO ai mais uma duvida: DAO ou RTTI e por ai vai.
Pra resumir vou deixar um conselho que dou a todos os meus alunos e falo em minhas palestras e consultorias em empresas: "Existe mil e uma maneiras de preparar Neston, invente uma"
BSS ou COM+ você tem que investar a sua maneira que lhe atenda mesmo que um cachorro grande ou um vira latas discorde dela rsrsrsrsrs.
Abraço e espero ter o ajudado.
Abs !!!!
GOSTEI 0
Alexandre Neto
16/01/2009
Olá Rodrigo,
realmente é uma dúvida cruel.
faço esta pergunta porque a realidade de muitos dos nossos clientes não comporta um software desenvolvido em Delphi 2009, uma vez que este não gera mais executáveis compatíveis com o Win98, e por incrível que pareça esta ainda é uma realidade.
Então Rodrigo, a título de opinião, o que você acharia mais indicado para atender a esses clientes (cujos parques tecnológicos, se é que podemos chamar assim... kkk, são formados em grande parte por máquinas Duron 1.3Ghz com 256/500Mb RAM, Win98 ou Win XP) ?
[]s
Alexandre Amaral.
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
16/01/2009
Olá Alexandre !!!
Bem, já que pediu opinião, vou puxar sardinha para o meu lado. rsrsrsrsrsrsrs
É sério, acredito que o BSS irá lhe atender plenamente. Claro o que irá pesar mais na tua decisão é a arquitetura do seu sistema, como por exemplo tipo de tecnologia de acesso a dados, modelo de objetos e etc. Porém, digo isso por experiência própria, não vi até hoje no desenvolvimento distribuído um cenário que o BSS não me atenda.
Então eu no seu cenário optaria pelo BSS, mas é apenas uma opinião e sabe como é nosso filho e sempre mais bonito que o filho dos outros, se é que me entende. Eu prefiro ficar com a prata da casa. rsrsrsrs
abs !!!
Bem, já que pediu opinião, vou puxar sardinha para o meu lado. rsrsrsrsrsrsrs
É sério, acredito que o BSS irá lhe atender plenamente. Claro o que irá pesar mais na tua decisão é a arquitetura do seu sistema, como por exemplo tipo de tecnologia de acesso a dados, modelo de objetos e etc. Porém, digo isso por experiência própria, não vi até hoje no desenvolvimento distribuído um cenário que o BSS não me atenda.
Então eu no seu cenário optaria pelo BSS, mas é apenas uma opinião e sabe como é nosso filho e sempre mais bonito que o filho dos outros, se é que me entende. Eu prefiro ficar com a prata da casa. rsrsrsrs
abs !!!
GOSTEI 0
Alexandre Neto
16/01/2009
Valeu Rodrigo,
mais uma vez obrigado pela cooperação, foi de grande valia.
[]s
Alexandre Amaral.
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
16/01/2009
Por nada, estamos sempre a disposição !!!
abs !!!!
abs !!!!
GOSTEI 0