Comanda If
Boa tarde!
Vou colocar abaixo um código com comando If, mas esta acontecendo o seguinte:
É um cadastro, que nao pode ter cpf´s iguais, nomes pode.
O sistema esta gravando tudo certo, grava o nome o cpf e mais duas assinaturas escaneadas, utilizo dois campos graphic, esta gravando tudo certinho mas ai vem o erro, logo que digito o 1º Nome mais o Cpf o programa diz que já existe, mesmo sendo o 1º registro, enfim ele da a mensagem de (CPF já cadastrado toda a vez que eu entrar com um novo registro, se alguem puder me ajudar ficarei grato.
JuPa.
procedure TForm2.SpeedButton9Click(Sender: TObject);
begin
tbcartao.Open;
if not tbcartao.locate(´Nome´,DBEdit2.Text, []) or tbcartao.locate(´Nome´,DBEdit3.Text, []) then
begin
tbcartao.Append;
tbcartao.fieldbyname(´Nome´).AsString:=DBEdit2.Text;
tbcartao.fieldbyname(´Cpf´).AsString:= DBEdit3.Text;
tbcartao.post;
end
else
Begin
MessageDlg(´Nome já cadastrado´,mterror,[mbok],0);
end;
end;
Vou colocar abaixo um código com comando If, mas esta acontecendo o seguinte:
É um cadastro, que nao pode ter cpf´s iguais, nomes pode.
O sistema esta gravando tudo certo, grava o nome o cpf e mais duas assinaturas escaneadas, utilizo dois campos graphic, esta gravando tudo certinho mas ai vem o erro, logo que digito o 1º Nome mais o Cpf o programa diz que já existe, mesmo sendo o 1º registro, enfim ele da a mensagem de (CPF já cadastrado toda a vez que eu entrar com um novo registro, se alguem puder me ajudar ficarei grato.
JuPa.
procedure TForm2.SpeedButton9Click(Sender: TObject);
begin
tbcartao.Open;
if not tbcartao.locate(´Nome´,DBEdit2.Text, []) or tbcartao.locate(´Nome´,DBEdit3.Text, []) then
begin
tbcartao.Append;
tbcartao.fieldbyname(´Nome´).AsString:=DBEdit2.Text;
tbcartao.fieldbyname(´Cpf´).AsString:= DBEdit3.Text;
tbcartao.post;
end
else
Begin
MessageDlg(´Nome já cadastrado´,mterror,[mbok],0);
end;
end;
Jupa
Curtidas 0
Respostas
Sremulador
13/02/2004
amigo você pode utilizar assim se for igual a campos numericos então procurar por cpf caso contrário nome :)
GOSTEI 0