comando sql para q o campo seja diferente da variável

Delphi

16/11/2004

uso paradox, para criar um variável via SQL para q o campo direcionado seja igual a variável uso dessa forma:

SQL.Add(´Pedido =:VarP´);

blz

agora, gostaria de saber como fazer q o campo direcionado (pedido) seja diferente do valor da variável eu tentei fazer assim:

SQL.Add(´Pedido <>:VarP´); // mais assim não dá
certo alguém sabe como fazer?

Janete

Janete

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

16/11/2004

Seu raciocínio está correto. Passe mais informações como o SQL completo.

GOSTEI 0
Janete

Janete

16/11/2004

Seu raciocínio está correto. Passe mais informações como o SQL completo.

With TbPedidos do
begin
SQL.Clear;
SQL.Add(´Select * from Pedidos´);
SQL.Add(´Where DataPed between :VarDataI and :VarDataF and´);
SQL.Add(´Pedido =:VarP´); //teria q mudar aqui para diferente
SQL.Add(´Order By DataPed´);
end;
TbPedidos.ParamByName(´VarDataI´).AsDate:=StrToDate(MaskEdit1.Text);
TbPedidos.ParamByName(´VarDataF´).AsDate:=StrToDate(MaskEdit2.Text);
TbPedidos.ParamByName(´varP´).AsString:=´O´;
TbPedidos.Prepare;
TbPedidos.Open;

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

16/11/2004

A primeira vista parece correto, o que ocorre? Dá mensagem de erro? Não retorna os registros corretamente?

GOSTEI 0
Janete

Janete

16/11/2004

A primeira vista parece correto, o que ocorre? Dá mensagem de erro? Não retorna os registros corretamente?

o problema é q dessa forma

seria para o campo q for igual a variável traz, é q eu quero q seja diferente e se eu colocar assim:
SQL.Add(´Pedido <>:VarP´);

não dá certo dá erro ele não aceita, então não sei como fazer q o campo seja diferente dá variável para trazer

GOSTEI 0
Keitarosan

Keitarosan

16/11/2004

[quote:3396af338b=´gandalf.nho´]A primeira vista parece correto, o que ocorre? Dá mensagem de erro? Não retorna os registros corretamente?

seria para o campo q for igual a variável traz, é q eu quero q seja diferente e se eu colocar assim:
SQL.Add(´Pedido :VarP´);

não dá certo dá erro ele não aceita, então não sei como fazer q o campo seja diferente dá variável para trazer[/quote:3396af338b]

Se com ´=´ funfa e com ´´ nao, ponha um operador NOT na frente do criterio de igualdade, nao precisa nem quebrar a cabeça =P

GOSTEI 0
Janete

Janete

16/11/2004

[quote:57c79b30a5=´Janete´][quote:57c79b30a5=´gandalf.nho´]A primeira vista parece correto, o que ocorre? Dá mensagem de erro? Não retorna os registros corretamente?

SQL.Add(´Pedido <>:VarP´);

não dá certo dá erro ele não aceita, então não sei como fazer q o campo seja diferente dá variável para trazer[/quote:57c79b30a5]

Se com ´=´ funfa e com ´<>´ nao, ponha um operador NOT na frente do criterio de igualdade, nao precisa nem quebrar a cabeça =P[/quote:57c79b30a5]

É q e campo Pedido recebe três tipos de valores ou ele vai receber ´O´ de orçamento, ´V´ de venda ou ´D´ de devolução, então nesse filtro quero q ele traga tudo q for diferente de ´O´, então ele vai trazer pra mim tudo de venda e devolução q foi feito q é o q eu preciso, e não trazer nada de orçamento.

GOSTEI 0
Janete

Janete

16/11/2004

Achei uma solução, é q eu já havia tentado colocar assim:

SQL.Add(´Pedido <> ´O´´);

só q dava erro não dava certo, então estava tentando fazer da forma q passei acima, então tentei assim:

SQL.Add(´Pedido <> ´´O´´´); // com duas aspas

e deu certo, mesmo assim, obrigado a todos pela ajuda!

GOSTEI 0
POSTAR