Comando sql

Delphi

08/01/2009

Eu tenho os seguintes registros de uma tabela:
codigo descricao qtd
1 prod1 2
3 prod3 1
2 prod2 3
1 prod1 4
2 prod2 2
3 prod3 1
1 prod1 2

Gostaria de saber como eu faço usando comando sql para ele me informar a quantidade total de cada produto. Ou seja a quantidade do prod1, prod2 e prod3 separadamete.

Fafp

Fafp

Curtidas 0

Respostas

Dbergkamps10

Dbergkamps10

08/01/2009

Olá,

select codigo, descricao, qtd, sum(qtd) from tabela
group by codigo

Att
Dalton

GOSTEI 0
Fafp

Fafp

08/01/2009

obrigado Dalton, vou tentar e informo se funcionou.

GOSTEI 0
Fafp

Fafp

08/01/2009

usei da seguinte forma:

select pedido,cod_cli,referencia,descricao,unidade,sum(unidade) from itens_dist2 group by referencia

e apresentou um erro: invalido a expressão na lista do select
( not contained in either an aggregate function or the group by clause)

GOSTEI 0
Webjoel

Webjoel

08/01/2009

Olá!

Segue abaixo a correção do SQL:

select pedido,cod_cli,referencia,descricao,sum(unidade) from itens_dist2 group by pedido,cod_cli,referencia,descricao

GOSTEI 0
Fafp

Fafp

08/01/2009

amigos acho que eu não expliquei direito do que preciso. É assim: eu tenho um banco de dados que possui vários itens de venda, e esses itens eles se repetem durante um determinado período, por exemplo a minha cliente compra shampoo várias vezes durante um perído de 2 meses, então eu quero que o comando sql me mostra apenas uma vez esse shampoo mas com a quantidade total. Esse comando acima não funcionou.

GOSTEI 0
Facc

Facc

08/01/2009

tenta assim

select max(pedido),max(cod_cli),referencia,max(descricao),sum(unidade) from itens_dist2 group by descricao

GOSTEI 0
Fafp

Fafp

08/01/2009

Valeu Facc, funcionou perfeitamente, mto grato.
Obrigado a todos q tentaram me ajudar.

GOSTEI 0
Facc

Facc

08/01/2009

Valeu Facc, funcionou perfeitamente, mto grato. Obrigado a todos q tentaram me ajudar.

disponha!

Eu faço assim quando não quero agrupar um campo na SQL, não sei se é a melhor maneira, mas nunca tive problemas com isso.

GOSTEI 0
POSTAR