ComboBox para filtro entre tabelas?
Prezados,
Quero carregar um "ComboBox" com dados de uma tabela A e ao selecionar um determinado item do mesmo, quero recuperar o seu código (registro) e filtrar os respectivos registros que possuam o mesmo código em uma tabela B. Dúvida: O componente mais indicado para essa operação é o "DBLookIpComboBox" ou seria algum outro?
Grato e aguardo qualquer orientação.
Quero carregar um "ComboBox" com dados de uma tabela A e ao selecionar um determinado item do mesmo, quero recuperar o seu código (registro) e filtrar os respectivos registros que possuam o mesmo código em uma tabela B. Dúvida: O componente mais indicado para essa operação é o "DBLookIpComboBox" ou seria algum outro?
Grato e aguardo qualquer orientação.
M. C.
Curtidas 0
Respostas
Marisiana Battistella
14/01/2015
Se não me engano é o DBLookupComboBox sim, você só precisa configurar as propriedades dele para passar e pegar a informação correta.
Clique no dblookupcombobox e configure no object inspector as seguintes propriedades:
Listsource: A origem da lista que você exibirá, indique um DataSource por exemplo;
Listfield: O campo que será listado no dblookupcombobox
Keyfield: O campo que será retornado ao ser escolhido um valor.
Por exemplo: Você pode listar o nome do cliente (listfield) e pegar o código do mesmo (keyfield).
Clique no dblookupcombobox e configure no object inspector as seguintes propriedades:
Listsource: A origem da lista que você exibirá, indique um DataSource por exemplo;
Por exemplo: Você pode listar o nome do cliente (listfield) e pegar o código do mesmo (keyfield).
GOSTEI 0
M. C.
14/01/2015
Se não me engano é o DBLookupComboBox sim, você só precisa configurar as propriedades dele para passar e pegar a informação correta.
Olá,
Eu sei como utiliza-lo, até já fiz um teste e deu certo, mas confesso que fiquei em dúvidas se o mesmo se aplica ao que necessito ou se outro componente ficaria melhor. Por isso postei a dúvida.
Grato pela sua atenção.
GOSTEI 0
Douglas
14/01/2015
Aprendiz, acredito que pela sua situação o dblookupcombobox seria a melhor opção.
GOSTEI 0
M. C.
14/01/2015
Aprendiz, acredito que pela sua situação o dblookupcombobox seria a melhor opção.
Olá,
Pois é, também penso que não exista outra forma não.
Grato pelo seu comentário.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
14/01/2015
Utilizei o Delphi até a versão 2010 e, a menos que tenham criado algum componente novo das versões mais recentes, esse era o componente recomendado e era o mais utilizado.
GOSTEI 0
M. C.
14/01/2015
Utilizei o Delphi até a versão 2010 e, a menos que tenham criado algum componente novo das versões mais recentes, esse era o componente recomendado e era o mais utilizado.
Olá,
Vou ficar utilizando esse mesmo, caso apareça alguma indicação de outro componente por parte dos colegas darei uma analisada.
Grato pela sua atenção.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
14/01/2015
Por nada!!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
14/01/2015
Por nada!!
GOSTEI 0