Como agilizar uma pesquisa/Pesquisa em 2 campos
ola amigos... tudo bem? sou novo por aki e no mundo da programaçao delphi!começei a estudar isso segunda -feira , e logicamente estou com muitas duvidas... ja peço desculpas caso fale alguma bobagem ou perguntas idiotas..rs
bom vamos la as duvidas:
estou com um banco de dados em paradox , com cerca de pouco + de 500.000 registros , os campos sao TELEFONE , NOME , ENDERECO , BAIRRO , CEP , CIDADE , UF
e estou desenvolvendo uma aplicaçao em deplhi para realizar pesquisas neste banco de dados... com muita dificuldade , lendo muitas apostilas e exemplos aki do site , consegui fazer um sistema simples...porem ta muito incompleto! primeiro pq as buscas estao muito lentas... queria saber c tem um jeito de deixar essas buscas + rapidas! to usando sql p/ as consultas...mas nao sei c da melhor forma e nem c esta certo.
e sobre as buscas q tenho q fazer , me deparei com um problema... a forma na qual eu fiz a busca no campo nome por exemplo...só busca pelo primeiro nome... e o q eu quero fazer é ter a opçao da pessoa escolher c quer q busque o q ela digitou ´no começo´ ´no final ´ ´em qualque parte do campo´ ou ´ exatamente o q ela digitou´ ... no campo endereço isso tbm seria preciso!
outra coisa q estou precisando é por exemplo a pessoa buscar em 2 campos ou + ...tipo assim :
todas as pessoas q tenham nome ´antonio´ no bairro ´ X ´ .....
desde ja agradeço a todos os q possam me ajudar a desenvolver esse sistema...
Muito Obrigado
[]´s...
Pedro Ventura.
[b:b231dc6f6f][color=green:b231dc6f6f][i:b231dc6f6f]Título editado. Leia as [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=6689&sid=add834b4ed94967502cf2381c38e751a][u:b231dc6f6f]Regras de Conduta[/u:b231dc6f6f][/url]. (marcelo.c – Moderador)[/i:b231dc6f6f][/color:b231dc6f6f][/b:b231dc6f6f]
bom vamos la as duvidas:
estou com um banco de dados em paradox , com cerca de pouco + de 500.000 registros , os campos sao TELEFONE , NOME , ENDERECO , BAIRRO , CEP , CIDADE , UF
e estou desenvolvendo uma aplicaçao em deplhi para realizar pesquisas neste banco de dados... com muita dificuldade , lendo muitas apostilas e exemplos aki do site , consegui fazer um sistema simples...porem ta muito incompleto! primeiro pq as buscas estao muito lentas... queria saber c tem um jeito de deixar essas buscas + rapidas! to usando sql p/ as consultas...mas nao sei c da melhor forma e nem c esta certo.
e sobre as buscas q tenho q fazer , me deparei com um problema... a forma na qual eu fiz a busca no campo nome por exemplo...só busca pelo primeiro nome... e o q eu quero fazer é ter a opçao da pessoa escolher c quer q busque o q ela digitou ´no começo´ ´no final ´ ´em qualque parte do campo´ ou ´ exatamente o q ela digitou´ ... no campo endereço isso tbm seria preciso!
outra coisa q estou precisando é por exemplo a pessoa buscar em 2 campos ou + ...tipo assim :
todas as pessoas q tenham nome ´antonio´ no bairro ´ X ´ .....
desde ja agradeço a todos os q possam me ajudar a desenvolver esse sistema...
Muito Obrigado
[]´s...
Pedro Ventura.
[b:b231dc6f6f][color=green:b231dc6f6f][i:b231dc6f6f]Título editado. Leia as [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=6689&sid=add834b4ed94967502cf2381c38e751a][u:b231dc6f6f]Regras de Conduta[/u:b231dc6f6f][/url]. (marcelo.c – Moderador)[/i:b231dc6f6f][/color:b231dc6f6f][/b:b231dc6f6f]
Pedrohventura
Curtidas 0
Respostas
Shaolin
03/07/2004
Paradox é o meu CHÃO !!!!
Para fazer a sua pesquisa parcial, utilizando o SQL, digite este comando.
SELECT campo?,campo? FROM tabela WHERE campopesquisado LIKE ´¬´+edit1.text+´¬´
SELECT campo?,campo? FROM tabela WHERE campopesquisado = ´´+edit1.text+´´
eu quero fazer é ter a opçao da pessoa escolher c quer q busque o q ela digitou ´no começo´ ´no final ´ ´em qualque parte do campo´
Para fazer a sua pesquisa parcial, utilizando o SQL, digite este comando.
SELECT campo?,campo? FROM tabela WHERE campopesquisado LIKE ´¬´+edit1.text+´¬´
´ exatamente o q ela digitou´
SELECT campo?,campo? FROM tabela WHERE campopesquisado = ´´+edit1.text+´´
GOSTEI 0
Shaolin
03/07/2004
Para melhorar a performance das pesquisas, você tem que gerar indices nos campos que você utiliza para a pesquisa.
GOSTEI 0
Pedrohventura
03/07/2004
Shaolin , te mandei um e-mail , depois da uma olhada la!
GOSTEI 0