como alterar algumas propriedades default do TForm

Delphi

08/07/2006

gostaria que toda vez que criar um novo Form ele já fosse criado com algumas propriedades default alteradas tipo:

[b:c767adea7c]
BorderStyle = bsSilgle
Font.Name = Verdana
Font.Size = 10
Height = 600
HorzScrollBar.Visible = False
HorzScrollBar.Visible = False
KeyPreview = True
VertScrollBar.Visible = False
Width = 800
[/b:c767adea7c]

[color=red:c767adea7c][size=18:c767adea7c]Tem como fazer isso ????[/size:c767adea7c][/color:c767adea7c]

Um abreço à todos !!!

Fabiano Góes

Fabiano Góes

Curtidas 0

Respostas

Micheus

Micheus

08/07/2006

Crie um form com essas características e depois adicione ele ao repositório (template). Depois, para criar um form a partir deste, utilize a opçõa File->New... e selecioná-lo dentre as opções existentes.

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

08/07/2006

micheus muito obrigado pela atenção,

mais como eu adiciono o repositório (template) ???

GOSTEI 0
Micheus

Micheus

08/07/2006

Vou exemplificar utilizando o D7.

Para incluir um form no repositório:
1) Como disse antes, vc cria seu form com as características desejadas;
2) No modo em que vc visualiza o form (não o código - uso da tecla F12), acione o menu de contexto (botão direito do mouse) e selecione [i:8a41807441]Add to repository...[/i:8a41807441];
3) Na tela que aparece dê um título para seu ´template´, uma descrição, defina uma página pessoal (opção ideal) ou selecione uma das existentes, selecione um ícone para seu ´template´ ou utilize o padrão e em seguida click OK.

Para utilizar um form do repositório:
1) Vá no menu [i:8a41807441]File->New->Other...[/i:8a41807441];
2) Localize a guia (aba) que vc utilizou para adicionar seu template (item 3 da 1ª etapa);
3) Selecione o form (´template´) desejado, observando o modo como vc o utilizará: Copy, Inherit ou Use.

Quando vc opina por:
- Copy, é como se vc simplesmente fizesse uma cópia do código do form que vc colocou no repositório (só que quem faz é o Delphi). O código é exatamente igual ao mesmo;
- Inherit, é como se vc estivesse criando um componente que herda as características da classe anterior (o que realmente ocorre). No código a declaração da classe atual não herda de TForm (normal), mas sim da classe do form no repositório. Isto implica no fato de que se vc alterar o form constante no repositório, estas altereções se reflitirão no form que descende dele;
- Use, nesta modalidade vc estará utilizando o form propriamente dito. Seria equivalente a vc utilizar a opção [i:8a41807441]Add to project...[/i:8a41807441].

Para alterar/excluir um ´template´ adicionado ao repositório:
1) Vá no menu [i:8a41807441]Tools->Repository...[/i:8a41807441];
2) Selecione a página (guia) onde vc adicionou seu ´template´;
3) Selecione o Objeto (´template´) e utilize os botões Edit ou Delete.
Lembrando que alterar, neste caso não se refere ao form, mas sim as definições que vc informou no item 3 da primeira etapa (nome, guia, ...).

Espero ter ajudado.
[]s

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

08/07/2006

micheus, Muito obrigado !!!!

aproveitando o assunto:
essas configurações são salvas em algum arquivo ??

por exemplo:
se eu precisar formatar a minha maquina, tem como guardar essas configurações pra depois adicuina-las ?

abraço !!!

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

08/07/2006

[quote:cf57f63a37=´Fabiano Góes´]micheus, Muito obrigado !!!!

aproveitando o assunto:
essas configurações são salvas em algum arquivo ??

por exemplo:
se eu precisar formatar a minha maquina, tem como guardar essas configurações pra depois adicuina-las ?

abraço !!![/quote:cf57f63a37]

Se num me engano nos arquivos .DCT no diretorio Bin do Delphi

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

08/07/2006

Adriano esse arquivo .dct guarda as configurações de:
´componentes Templates´ criados

mais valeu, pois eu também gostaria de saber essa informação.

Em que arquivo o Delphi guarda as configurações de ´Repository´ ??

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

08/07/2006

[quote:aca16dee44=´Fabiano Góes´]Adriano esse arquivo .dct guarda as configurações de:
´componentes Templates´ criados

mais valeu, pois eu também gostaria de saber essa informação.

Em que arquivo o Delphi guarda as configurações de ´Repository´ ??[/quote:aca16dee44]
Puts, Fabiano é msm foi malz.

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

08/07/2006

não esquenta Adriano a sua dica foi válida tambem !!!

[color=red:aa4a4404a0][size=18:aa4a4404a0]Mais se alguem tiver souber como fazer isso eu agradeço ![/size:aa4a4404a0][/color:aa4a4404a0]

GOSTEI 0
Micheus

Micheus

08/07/2006

(Fabiano Góes) aproveitando o assunto: essas configurações são salvas em algum arquivo ??

Uso o D7 e, nele, observei que as configurações ficam no arquivo [b:618b4ca8d1]delphi32.dro[/b:618b4ca8d1] dentro da pasta bin. Mas, apenas as configurações (definições e caminho do arquivo), o arquivo utilizado como template fica em seu diretório de origem.

[]s

GOSTEI 0
POSTAR