COMO CALCULAR E GRAVAR UM CAMPO DA TABELA
Amigos, tenho uma tabela com os campos cliente, preco, frete e total
No Form, eu entro com: Cliente, Preço e Frete
internamente o programa calcula
total = preco + frete;
Aí clico no botao ´Gravar´ (depois de ter entrado com cliente, preco e frete). Quero que o programa grave: Cliente, Preço, Frete e Total (esse ultimo calculado internamente).
Pergunto: Como passo o comando pra adicionar o Total no Post da tabela, ou gravar o Total no registro que está sendo gravado?
No Form, eu entro com: Cliente, Preço e Frete
internamente o programa calcula
total = preco + frete;
Aí clico no botao ´Gravar´ (depois de ter entrado com cliente, preco e frete). Quero que o programa grave: Cliente, Preço, Frete e Total (esse ultimo calculado internamente).
Pergunto: Como passo o comando pra adicionar o Total no Post da tabela, ou gravar o Total no registro que está sendo gravado?
Garciabh2
Curtidas 0
Respostas
Castilho
28/02/2003
tenho uma aplicação parecida com a sua. para poder gravar eu gero o cálculo em outra tabela. e depois peço para o campo da tabela principal receber o campo da tabela de apoio.
mais vc pode tambem gerar o cálculo em tempo de execução lançar o total em um edit e posterior em sua tabela.
espero ter ajudado. se quiser posso manda meus fontes como exemplo.
mais vc pode tambem gerar o cálculo em tempo de execução lançar o total em um edit e posterior em sua tabela.
espero ter ajudado. se quiser posso manda meus fontes como exemplo.
GOSTEI 0
Garciabh2
28/02/2003
Legal!
gostei dessa de jogar o total pra um Edit e daí pra tabela no registro que está sendo gravado...
como faço isso (tipo, passo a passo)?
Brigadao!!!
gostei dessa de jogar o total pra um Edit e daí pra tabela no registro que está sendo gravado...
como faço isso (tipo, passo a passo)?
Brigadao!!!
GOSTEI 0
Anonymous
28/02/2003
Voce declarasse uma variavel no evento on click do botao salvar
Var
total:real;
begin
if txtfrete.text <> ´´ and txtpreco.text <> ´´ then
begin
total:= strtofloat(txtfrete.text) + strtofloat(txtpreco.text);
end
else
begin
showmessage(´campo em branco´);
end;
tb_preco.fieldbyname(´prec_total ´).asstring:= floattostr(total);
tb_preco.post;
ou se preferir gravar o registro primeiro, seria interssante voce ter um campo na tabela que lhe service de indice para poder procurar o registro mais tarde.
Espero ter ajudado
Var
total:real;
begin
if txtfrete.text <> ´´ and txtpreco.text <> ´´ then
begin
total:= strtofloat(txtfrete.text) + strtofloat(txtpreco.text);
end
else
begin
showmessage(´campo em branco´);
end;
tb_preco.fieldbyname(´prec_total ´).asstring:= floattostr(total);
tb_preco.post;
ou se preferir gravar o registro primeiro, seria interssante voce ter um campo na tabela que lhe service de indice para poder procurar o registro mais tarde.
Espero ter ajudado
GOSTEI 0