como chamar uma procedure d um botão d um ComboBox???

Delphi

25/02/2004

seguinte, tem um procedure d um botao q tem umas contas dentro, mas eu quero q toda vez q eu mudar um combobox ele chame a procedure desse botao pra fazer as contas dele!!! como eu faço isso???

Mestre5

Mestre5

Curtidas 0

Respostas

Logado

Logado

25/02/2004

Coloque a chamada da procedure no evento OnChange do combo...

ABS

GOSTEI 0
Mestre5

Mestre5

25/02/2004

Coloque a chamada da procedure no evento OnChange do combo... ABS
naum to conseguindo, ja tentei:
TForm1.button1click;
button1click;
button1click(TObject);
nenhuma deu certo....

GOSTEI 0
Logado

Logado

25/02/2004

Vamos lá me explica melhor qualo nome da tua procedure? q erro tá dando?

ex.: Procedure Tform1.teste;
- esse eh a declaracão, o protótipo, q fica antes da cláusula implementation de ve ser Procedure Teste;

no botão ou no evento onchange do copm bo escreva:

teste;

ve se ajuda, se não me dá mais informações pra ve se consigo te ajudar....

GOSTEI 0
Mestre5

Mestre5

25/02/2004

Vamos lá me explica melhor qualo nome da tua procedure? q erro tá dando? ex.: Procedure Tform1.teste; - esse eh a declaracão, o protótipo, q fica antes da cláusula implementation de ve ser Procedure Teste; no botão ou no evento onchange do copm bo escreva: teste; ve se ajuda, se não me dá mais informações pra ve se consigo te ajudar....
ja descobri, é so por
[b:283e72a12b]button1Click(Form1);[/b:283e72a12b]

GOSTEI 0
Ildefonso

Ildefonso

25/02/2004

Olá, Mestre...
De uma olhada no tópico http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=36878 e verifique se o seu logname é adequado.

Sendo menos chato, você não deveria generalizar como sendo Form1 o argumento de toda chamada de procedure de eventos.
Neste seu caso deu certo, mas haverá casos que as exigências serão outras.

Note que a procedure é declarada como [b:d48b6b316e]Button1Click(Sender: TObject);[/b:d48b6b316e]
...como um formulário TForm é descendente de TObject, tanto quanto o combo-box e o botão, quase qualquer argumento é válido.
Mas a intenção do parâmetro Sender (genericamente, argumento é o que se envia e parâmetro é o que se recebe) é ser carregado com o componente que disparou o evento, que no seu caso não é o formulário.

O mais adequado é você repassar o Sender do evento do combo-box para o procedimento do botão: Button1Click(Sender).
Assim, você estaria informando ao procedimento do botão que não foi o botão nem o formulário e sim o combo-box que disparou o evento.

Quando você estiver criando procedimentos genéricos que trabalham para vários componentes isto vai ser muito importante. Por agora, você estaria sendo, no mínimo, mais organizado.

Bom trabalho. 8)

GOSTEI 0
Mestre5

Mestre5

25/02/2004

Olá, Mestre... De uma olhada no tópico http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=36878 e verifique se o seu logname é adequado.
Naum entendi pq vc mandou eu ler esse topico, naum sou um programador ´profissional´, nem estou fazendo um programa pra vender, sou AMADOR e faço o programa pra uso proprio... e segundo vc naum sabe a razão do meu nick, por isso naum comente bobagem!!! :wink:
Sendo menos chato, você não deveria generalizar como sendo Form1 o argumento de toda chamada de procedure de eventos. Neste seu caso deu certo, mas haverá casos que as exigências serão outras. Note que a procedure é declarada como [b:187cd84324]Button1Click(Sender: TObject);[/b:187cd84324] ...como um formulário TForm é descendente de TObject, tanto quanto o combo-box e o botão, quase qualquer argumento é válido. Mas a intenção do parâmetro Sender (genericamente, argumento é o que se envia e parâmetro é o que se recebe) é ser carregado com o componente que disparou o evento, que no seu caso não é o formulário. O mais adequado é você repassar o Sender do evento do combo-box para o procedimento do botão: Button1Click(Sender). Assim, você estaria informando ao procedimento do botão que não foi o botão nem o formulário e sim o combo-box que disparou o evento. Quando você estiver criando procedimentos genéricos que trabalham para vários componentes isto vai ser muito importante. Por agora, você estaria sendo, no mínimo, mais organizado. Bom trabalho. 8)
Agora obrigado pela ajuda!!! :D

GOSTEI 0
Logado

Logado

25/02/2004

Cara só estamos querendo ajudar naum imprtando se vc eh profissional ou naum, o cara te deu uma puta dica pra vc se aperfeiçoar seja lá o q for q vc esteja fazendo....
Aliás o objetivo do fórum eh esse...

GOSTEI 0
POSTAR