Como cobrar ???

Delphi

07/08/2004

Pessoal saindo um pouco do assunto técnico eu gostaria de perguntar como vcs que trabalham sozinhos (autônomos) cobram pelos serviços ???
Eu por aqui sofro muito com a concorrência me obrigando a abaixar cada vez mais os meus preços e com isso eu estou perdendo a referência não sabendo mais como cobrar e acho que as vezes estou ate perdendo dinheiro!!!
O maior problema esta na hora de desenvolver um sistema que calculo 3 meses cobrando metade no inicio e o restante no final o problema é q esses 3 meses se tornam em 9 meses e ai o caixa vai para o buraco !!!
Se alguem que estiver na mesma situação ou ja superou esse problema puder dar alguma dica será de grande valor

Um grande abraço a todos


Volnei Rebouças

Volnei Rebouças

Curtidas 0

Respostas

Minuto

Minuto

07/08/2004

Cobre mensal :
Melhore seu serviço , não venda programa ,venda serviço .
Geralmente não cobro nos primeiros meses , vou cativando meu cliente ,conhecendo o trabalho dele , atualizando o programa . para isso vc tem q ter visão de negócio. ficando companheiro de trabalho , focando nas vendas e no produto .vc tem as ferramentas , as vezes o cliente precisa de um relatório simples q da um empulso na empresa . meu primeiro grande cliente foi um supermercado fazia somente manutenção nas máquinas (limpeza), ai fiquei muito amigo do gerente . um dia percebi preocupado ele me passou o problema fiz uma planilha no Excel. Resolveu ... Hoje tem todo um sistema integrado ,filiais etc
mas ja terminou o programa o que vou fazer ? terminou nada tem muita coisa . Faça uma pagina na internet. não deixe o cliente procurar outro ou se vc não tem como ? pague um proficional . Afinal Vc ta Ganhando mensal . eu tenho clientes que não tem dispezas com isso Hospedagem,ID,Confecção de Paginas tudo por minha conta se amanha ele disser ´Não quero mais seu serviço ´ Para tudo . Ponha isso no Contrato é SUa ideia ,seu programa.
Se Todo Programador Fizer isso tem Serviço Pra todo mundo .
Não entre no Jogo desses que combram 100 , 150 ,300 reais por um programa, eles Não tem futuro.
Quanto cobrar . Não Cobre no primeiro mes , diga pro seu cliente que as primeiras visitas são de graça , saiba o tamanho do serviço e quanto ele pode te pagar .
se vc fizer um bom serviço ele ganha e vc tambem!


GOSTEI 0
Reginaldo174

Reginaldo174

07/08/2004

Estabelça um valor para sua hora trabalhada. Quando alguem solicitar o desenvolvimento de um sistema, vc faz a analise do desenvolvimento e calcula quantas horas vc gastará para o término do que foi solicitado.
Ex: o valor da hora é R$40,00 desenvolvimento de uma semana seria 5 dias 8 horas diaria daria um total de R$1600,00 pelo desenvolviemnto.
è importante lembrar que vc assume um compromisso de terminar o sistema no prazo determinado.

Este valor seria para o desenvolvimento inicial. A partir daí se pode fazer contrato de manutenção mensal fixa ! como o nosso amigo citou vc ganha e o cliente tambem.

Reginaldo


GOSTEI 0
Bacalhau

Bacalhau

07/08/2004

Não poderia estar mais de acordo com o colega MiNuTo. Entrar numa guerra de preços de software pode sair muito caro (não pró cliente claro... :lol: ). O verdadeiro ganho está nos serviços cobrados pós-venda.

Só pra complementar: eu defini como estratégia ter 40 clientes bons em vez de ter 100 clientes maus. É preferível trabalhar com poucos clientes, mas rentáveis e bons pagadores do que andar atrás do dinheiro de um monte de caloteiros. Para além de a cobrança ter custos (não te esqueças deste custo, ele é grande!!), desgasta a nossa imagem e retira tempo ao desenvolvimento de novos produtos e até de cumprimento de prazos.

abraço
bacalhau


GOSTEI 0
POSTAR