Como colocar restrição via sql a um campo que só deva receber até 23 vezes o nome igual
Então galera...,estou usando um dbcombobox que está ligado a uma coluna de registro da minha tabela,sendo que estou sem saber oque fazer,pois preciso para cada opção do meu dbcombobox,definir certa quatidade de vezes que a pessoa poderá incluir esse nome no banco de dados,no caso esses nomes não estão amarrados com uma tabela propria para eles,pois apenas fiz uma que acopla-se todas as informações,então tive a ideia de amarrar via programação e ai sim a opção que o usario cadastra-se automaticamente está sendo incluida nessa coluna da tabela no bd....,ok ok ok,vou mostrar esse codigo
IF
Dbcombobox1.Items[DBCOMBOBOX1.ItemIndex] = 'SECRETARIO' then
DBEdit6.Text:= 'R$100,00'
ELSE
IF Dbcombobox1.Items[DBCOMBOBOX1.ItemIndex] = 'Assessor Diretor Nível VII' then
DBEdit6.Text:= 'R$110,00';
DBEdit4.Text:= '21';
IF
Dbcombobox1.Items[DBCOMBOBOX1.ItemIndex] = 'Assessor Técnico Nível VII' then
DBEdit6.Text:= 'R$105,00' ;
IF
DBEdit4.Text:= '30'
ELSE
IF Dbcombobox1.Items[DBCOMBOBOX1.ItemIndex] = 'Assessor Administrativo Nível VII' then
DBEdit6.Text:= 'R$200,00';
IF Dbcombobox1.Items[DBCOMBOBOX1.ItemIndex] = 'Assessor Administrativo Nível VII' then
DBEdit4.Text:= '40';
então isso ai fica dentro de um evento onclick no dbcomobox,penso eu que essa restrição deva ser feita via sql,mas se puder so via programação que nem eu fiz ai,seria melhor,mas o problema e que tenho que contar esses nomes dentro da coluna no tabela,então acho que não tem jeito....,ok ok...,mas uso ibconsole,no caso do ibquery,não consegui achar nenhum comando que pudesse colocar essa restrição...,via sql,sei que um count teria que sair,masssss,cade o comando de aninhamento da restrição
IF
Dbcombobox1.Items[DBCOMBOBOX1.ItemIndex] = 'SECRETARIO' then
DBEdit6.Text:= 'R$100,00'
ELSE
DBEdit6.Text:= 'R$110,00';
DBEdit4.Text:= '21';
IF
DBEdit6.Text:= 'R$105,00' ;
IF
DBEdit4.Text:= '30'
ELSE
DBEdit6.Text:= 'R$200,00';
DBEdit4.Text:= '40';
então isso ai fica dentro de um evento onclick no dbcomobox,penso eu que essa restrição deva ser feita via sql,mas se puder so via programação que nem eu fiz ai,seria melhor,mas o problema e que tenho que contar esses nomes dentro da coluna no tabela,então acho que não tem jeito....,ok ok...,mas uso ibconsole,no caso do ibquery,não consegui achar nenhum comando que pudesse colocar essa restrição...,via sql,sei que um count teria que sair,masssss,cade o comando de aninhamento da restrição
Edon Ramos
Curtidas 0
Respostas
Edon Ramos
26/04/2013
So pra complementar eu uso um dbnavigator....
GOSTEI 0
Edon Ramos
26/04/2013
Aí galera tem essa declaração aqui que posso utilizar na tabela...
CHECK Constraint usada como clausula para da qualidade aos registros que serão inseridos...
Agora me ajudem como montar isso em cima do que falei...,restringir quantidade de nomes iguais
CHECK Constraint usada como clausula para da qualidade aos registros que serão inseridos...
Agora me ajudem como montar isso em cima do que falei...,restringir quantidade de nomes iguais
GOSTEI 0