Como criar indices secundários e como mudar a ordem em tempo
Oi pessoa hoje estava desenvolvendo um sistema de controle de ordens de serviço para mim mesmo sabe, e fiquei curioso por que não havia tido ainda a nescessidade de criar indices secundários e organizar de acordo do o indice então resolvi perguntar a vocês FERAS do assunto:
Meu banco de dados: ´OS´
os + *
cliente A 30 *
dataentrada D
....
...
eu quero em tempo de execução mudar a ordem que atualmente é pelo número ´os´ para ´cliente´ e eu não faço nem idéia de como funciona isso. Alguem pode me dar uma luz de como criar o indice que organiza pelo campo cliente e como utiliza-lo?
desde muito obrigado.
Meu banco de dados: ´OS´
os + *
cliente A 30 *
dataentrada D
....
...
eu quero em tempo de execução mudar a ordem que atualmente é pelo número ´os´ para ´cliente´ e eu não faço nem idéia de como funciona isso. Alguem pode me dar uma luz de como criar o indice que organiza pelo campo cliente e como utiliza-lo?
desde muito obrigado.
Machado
Curtidas 0
Respostas
Marcelo.c
17/10/2003
Se você utiliza TTable, experimente colocar na propriedade IndexFieldNames, no evento onclick de um botão ou onde achar apropriado:
Tabela.IndexFieldNames:=´Cliente´;
Tabela.IndexFieldNames:=´Cliente´;
GOSTEI 0
Bacalhau
17/10/2003
Se as tabelas são Paradox, existe um utilitário que acompanha o Delphi chamado Database Desktop. Nesse utilitário, escolhes a opção ´Table->Restructure´ e escolhes a opção ´Secondary indexes´. Escolhes o campo e dás-lhe um nome, por exemplo ´Macaco´ (eheheheh)
Na aplicação, para activar o indice secundário, escreves:
table1.indexname := ´Macaco´;
A ordenação muda automaticamente
Na aplicação, para activar o indice secundário, escreves:
table1.indexname := ´Macaco´;
A ordenação muda automaticamente
GOSTEI 0