Como detectar a resolução do video com Delphi
Meus Caros.
Estou precisando saber como faço para que meu programa detecte a configuração de video ou seja a resolução para que o form ajuste-se automaticamente.
Ex: em uma empresa temos videos configurados com 1024 X 768 outros 1280 X 768 ou ainda o mais comum 800 X 600.
Como posso tratar isso dentro do programa para que ele se adeque a essa configuração.
Atenciosamente,
Tadeu Rodrigues de Oliveira
Números Informática
Estou precisando saber como faço para que meu programa detecte a configuração de video ou seja a resolução para que o form ajuste-se automaticamente.
Ex: em uma empresa temos videos configurados com 1024 X 768 outros 1280 X 768 ou ainda o mais comum 800 X 600.
Como posso tratar isso dentro do programa para que ele se adeque a essa configuração.
Atenciosamente,
Tadeu Rodrigues de Oliveira
Números Informática
N_informatica
Curtidas 0
Respostas
Abagattini
26/03/2008
Ve se funciona:
[b:d44e3c16d8]
Screen.Width e Screen.Height
[/b:d44e3c16d8]
[b:d44e3c16d8]
Screen.Width e Screen.Height
[/b:d44e3c16d8]
GOSTEI 0
Pestana_
26/03/2008
o que você está querendo dizer?
se for para deixar os componentes (por ex.: edits, combobox e etc) ajustados de acordo como tamanho da tela, então, sugiro que você configure a propriedade [b:61135abfdd]Anchors[/b:61135abfdd] dos componentes e depois maximiza a tela para ver o resultado.
flw.
GOSTEI 0
Rodc
26/03/2008
Já pesquisou no forum? Dá uma olhada se este tópico lhe ajuda:
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=76039
GOSTEI 0
Pestana_
26/03/2008
Já pesquisou no forum? Dá uma olhada se este tópico lhe ajuda:
rodc, você não acha mais facil configurar a propriedade [b:7113750d63]Anchors[/b:7113750d63] dos componentes? com isso você não precisa especificar o tamanho da tela, serve para qualquer tamaho de tela. :roll:
se possivel, queria uma opnião sua.
Agradeço.
GOSTEI 0
Rodc
26/03/2008
Usando apenas o Anchor ele não muda o tamanho da fonte dos componetes. Ficando assim, em resoluções muito altas vai ficar uns botões grandões com o texto quase bem pequeno. Sem falar que em DesignTime o Anchor incomoda muito quando você quer redimensionar o Form sem redimensionar os componetes.
GOSTEI 0
Pestana_
26/03/2008
blz rodc, muito obrigado pela a dica!
flw.
flw.
GOSTEI 0
N_informatica
26/03/2008
Funcionou como esperado.
Obrigado pela ajuda de Todos.
Eu usei o Screen.Width e o Screen.Height para ajustar o Tamanho do Form pq no meu caso é somente para o Form principal onde tenho os menus.
Os demais forms eu utilizo centralizado na Tela.
Obrigado mais uma vez.
Tadeu Rodrigues de oliveira
Obrigado pela ajuda de Todos.
Eu usei o Screen.Width e o Screen.Height para ajustar o Tamanho do Form pq no meu caso é somente para o Form principal onde tenho os menus.
Os demais forms eu utilizo centralizado na Tela.
Obrigado mais uma vez.
Tadeu Rodrigues de oliveira
GOSTEI 0