Como é feito configurar conexao bd?

Delphi

18/01/2008

Galera é o seguinte.
Utilizo o firebird, e tenho visto alguns programas bastante interessantes que me chamou a atenção.

Ao iniciar o aplicativo o programa pergunta qual o caminho da rede onde se encontra o servidor de banco de dados. O usuário informa o IP e o programa se encarrega de achar, conectar a este banco.
Gostaria de fazer algo parecido, pois tenho que ficar instalando e configurando terminal por terminal quando vou instalar meus programas nos clientes. Isto esta se tornando muito chato.
Alguem poderia disponibilizar uma parte de código para fazer isto e a parte mais importante como ativar esta conexão, utilizo os componentes dbexpress, sqldataset, etc....

Grato a todos
Valnei

Objetivacreator

Objetivacreator

Curtidas 0

Respostas

Adriano Santos

Adriano Santos

18/01/2008

Galera é o seguinte. Utilizo o firebird, e tenho visto alguns programas bastante interessantes que me chamou a atenção. Ao iniciar o aplicativo o programa pergunta qual o caminho da rede onde se encontra o servidor de banco de dados. O usuário informa o IP e o programa se encarrega de achar, conectar a este banco. Gostaria de fazer algo parecido, pois tenho que ficar instalando e configurando terminal por terminal quando vou instalar meus programas nos clientes. Isto esta se tornando muito chato. Alguem poderia disponibilizar uma parte de código para fazer isto e a parte mais importante como ativar esta conexão, utilizo os componentes dbexpress, sqldataset, etc.... Grato a todos Valnei

Olá Valnei,

Não tem muito segredo não. Passando para o o SQLConnection os dados de conexão o resto é por conta dele. Hoje, infelizmente, o sistema que trabalho usa BDE. Estou migrando para DBExpress. Meu sistema lê um arquivo INI que contém o IP do servidor. Veja:

[CLIENT/SERVER]
Nome Servidor Interbase=127.0.0.1/3050:C:\BaseDados\EMANSSINI.FDB

Então apenas passo isso para meu TDataBases. Com DBExpress, além do IP precisa passar mais informações. Dê uma lida nesse artigo e veja se ajuda em algo. Aqui eu ´carrego´ as configurações em tempo de execução.

Preparando o sistema para mais de um banco
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=2245

GOSTEI 0
Objetivacreator

Objetivacreator

18/01/2008

Valeu muito a sua dica, ajudo bastante. agora é só usar a criatividade.

Valnei

GOSTEI 0
POSTAR