Como eu ligo um programa delphi em Rede??

Delphi

25/11/2003

Prezados Assinantes,

Como eu posso fazer para que um programa de cadastro, instalado em cinco estações, tenha acesso para cadastrar e consultar dados de um mesmo banco de dados, que ficaria armazenado em um servidor?

Pode ser algo bem simples...

Obrigado!

Adriano dos Anjos

Adriano.delphi

Adriano.delphi

Curtidas 0

Respostas

Renan

Renan

25/11/2003

Boa tarde,
prezado adriano gostaria de saber qual o banco de dados vc esta utilizando.

GOSTEI 0
Adriano.delphi

Adriano.delphi

25/11/2003

Renan,

Bom, Por ter um conhecimento muito pequeno na linguagem, pretendia utilizar Paradox7 ou Dbase, que são os que eu conheço. Mas se não for possivel, aceito opniões tmb!

Desde já, obrigado! :D

GOSTEI 0
Rafael Heise

Rafael Heise

25/11/2003

Para paradox, simplesmente coloque sua base numa pasta compartilhada, e então configure o alias para cada estação.
Aconselho o seguinte.
Faça via programação o Alias, e considere que a base de dados está numa pasta dentro do caminho do executável, e crie nas estações somente um atalho para o executável.
ou seja
coloque no servidor o aplicativo e a base.
compartilhe a pasta tal que o caminho fique \\SERVIDOR\SeuApp\
Então use o ExtractFilePath(ParamStr(0)) + \Base\ para pegar o caminho da base
E então, ao abrir o seu executável, configure o seu alias criando
dinamicamente, atravez da função
Session.AddStandardAlias(´SEUALIAS´,SEUPATH,´´);
mas não esqueça de configurar a propriedade ConfigMode da Session para cmSession.
Session é uma variável global criada pelo próprio delphi automaticamente e você tem acesso quando você declara a unit DBTables.
Fazendo isso, seu alias será criado somente para esta sessão aberta, ou seja, somente para seu executável, e carregará dinamicamente a base do caminho do executável + base.
Acho que isso ficaria bem simples!
valeu

GOSTEI 0
Luizhfj

Luizhfj

25/11/2003

Amigo,

Nao é a melhor forma, mas talvez a mais simples, vc pode usar um DB
.MBD do ACESS e a conecçao ADO, ai é só colocar o endereço do DB no ADO Connection ex .: \\Servidor\\DataBase.mdb.

Vc Pode tambem usar o ZEOS ou DBEXPRESS com MYSQL, FIREBIRD E OUTROS.
em fim vc tem várias opcoes

Qualquer coisa me mande um E-mail LUIZHENRIQUE@EINET.COM.BR

Atenciosamente,
LUIZ HENRIQUE

GOSTEI 0
Eliseu_corrona

Eliseu_corrona

25/11/2003

Existem algumas maneiras.

A mais simples é configurar no componente de database que você está utilizando o caminho do banco de dados na rede .

Por exemplo, se voce utilizar o IBDatabase, insira na propriedade Databasename o caminho do banco na rede.
Ex: IBDatabase.Databasename := ´//Servidor//Banco.gdb´.

É por aí

GOSTEI 0
Adriano.delphi

Adriano.delphi

25/11/2003

Bom, deixe-me ver se entendi... No servidor, crio uma pasta onde deixo o aplicativo e o Banco de dados. Nas estações, crio apenas um atalho para esse aplicativo, certo? e no codigo fonte do programa eu faço com q o aplicativo se comunique com o banco de dados, sem usar o BDE. é isso?

Me desculpem a ignorância... hehehe.. e obrigado!

GOSTEI 0
Rafael Heise

Rafael Heise

25/11/2003

Com BDE, mas criando um alias somente para a sessão aberta, ou seja, somente para o seu aplicativo...
as demais sessões ou aplicações ficam sem saber que esse seu alias existe!

GOSTEI 0
POSTAR