como fazer c/ q o Sql reconheça formato data ´dia/mês/ano´

Delphi

21/03/2003

No meu aplicativo, o usuário pode inserir códigos Sql livremente e, quando envolve campos do tipo TDateFiel, a consulta só funciona se for utilizado o formato ´mês/dia/ano´, mesmo que as opções regionais do Windows estejam configuradas para ´dia/mês/ano´ e, conseqüentemente, os campos do tipo TDateField da tabela a ser consultada também estejam obedecendo o formato do Windows.

Na minha situação atual o usuário deve inserir códigos do tipo:
select * from ´D:\teste.dbf´ where ((DTNOC >= ´2/24/2003´) AND (DTNOC < ´2/28/2003´)).

Ou seja no formato ´mês/dia/ano´;

Não quero forçar uma mudança nos parâmetros, com funções do tipo EXTRACT, FORMATDATE, DECODEDATE, pois envolveria um trabalho imenso, tendo em vista a livre inserção da linguagem Sql pelo usuário.

Na verdade preciso que a Linguagem Sql (possivelmente uma configuração do Query) reconheça AUTOMATICAMENTE o formato ´dia/mês/ano´, mas não sei como fazê-lo.

ALGUÉM PODE ME AJUDAR?????

Fico muito agradecida.

Ana Cláudia

Ana Cláudia

Curtidas 0

Respostas

Anonymous

Anonymous

21/03/2003

Na hora de iniciar o sistema vc precisa fazer o código

Query.SQL.Add(´Set dateformat dmy´);
Query.Open;

Mas lembre-se, cada vez que vc desconectar do banco de dados e conectar novamete, vc precisa executar o código acima

GOSTEI 0
Anonymous

Anonymous

21/03/2003

Correção : Query.ExecSQl;

GOSTEI 0
Ana Cláudia

Ana Cláudia

21/03/2003

Acho que encontrei o cara certo...
Andrey, a dica que você me deu, creio eu, é o caminho para a resposta do meu dilema.
Entretanto, tentei executar o comando:

formPrincipal.Query1.SQL.Add(´Set dateformat dmy´);
formPrincipal.Query1.ExecSQL;

Porém surgiu o seguinte erro:

Invalid use of keyword.
Token: dateformat
Line Number: 1

Será que eu errei em algum lugar???
Será que não fiz da forma certa???
Por favor, me ajuda :cry:
Estou desesperada. :cry:

GOSTEI 0