Como fazer uma inclusão sem fazer a repetição de dados
Olá a todos da lista, e o seguinte queria fazer um programa de inclusão de dados de socios de um clube, mas so que eu queria que o campo nome nao inclua duplicado.
E se for duplicado o campo queria que imprimisse na tela uma mensagem dizendo ´ Nome do socio já esta cadastrado´. mas se nao tiver o nome duplicado ele inclua e ao mesmo tempo grave o campo.
OBS: POR FAVOR NÃO UTILIZAR O SQL E SIM FAZER TUDO DIRETO NA PROGRAMAÇÃO E FAZER A VERIFICAÇÃO SOMENTE NUM BOTÃO(BUTTON1)
E se for duplicado o campo queria que imprimisse na tela uma mensagem dizendo ´ Nome do socio já esta cadastrado´. mas se nao tiver o nome duplicado ele inclua e ao mesmo tempo grave o campo.
OBS: POR FAVOR NÃO UTILIZAR O SQL E SIM FAZER TUDO DIRETO NA PROGRAMAÇÃO E FAZER A VERIFICAÇÃO SOMENTE NUM BOTÃO(BUTTON1)
Pellegrini
Curtidas 0
Respostas
Dli
09/04/2003
Pegue o nome num Edit.Text e no onExit do Edit, faça o locate no BD, caso ele encontre , envie mensagem dizendo que já existe, caso contrário grave em um DBEdit ligado ao BD.
Antes que você pergunte: você não pode fazer direto em um DBEdit, porque O DBEdit já estará ligado ao BD e retornará sempre como existente.
Blz.
dli
Antes que você pergunte: você não pode fazer direto em um DBEdit, porque O DBEdit já estará ligado ao BD e retornará sempre como existente.
Blz.
dli
GOSTEI 0
Midas
09/04/2003
Olá a todos da lista, e o seguinte queria fazer um programa de inclusão de dados de socios de um clube, mas so que eu queria que o campo nome nao inclua duplicado.
se deseja fazer a verificacao num botao .. entao e fazer um locate.. pelo dado ...
if tabela.locate (´campo_tabelanome´,editnome.text,[lopartialkey,locaseinsensitive]) then
begin
showmessage(´Ja existe o cliente!´);
abort;
end;
GOSTEI 0
Einstein
09/04/2003
usando campos percistentes fica assim:
1- Clique duas vezes no compoonente table;
2- lista de campos clique no campo nome.
3- no evento OnSetChange digite:
try
table.disablecontrols;
if table.locate(´Nome´,text,[lopartialkey,locaseinsensitive]=false then
begin
table.edit;
tablenome.asstring:=text;
end else begin
showmessage(´Cliente já cadastrado!´);
abort;
end;
finally
table.enablecontrols;
end
ver se funiona assim.
espero ter ajudado.
estou sem o delphi aqui então não deu para testar o exemplo. mas é por ai.
1- Clique duas vezes no compoonente table;
2- lista de campos clique no campo nome.
3- no evento OnSetChange digite:
try
table.disablecontrols;
if table.locate(´Nome´,text,[lopartialkey,locaseinsensitive]=false then
begin
table.edit;
tablenome.asstring:=text;
end else begin
showmessage(´Cliente já cadastrado!´);
abort;
end;
finally
table.enablecontrols;
end
ver se funiona assim.
espero ter ajudado.
estou sem o delphi aqui então não deu para testar o exemplo. mas é por ai.
GOSTEI 0