Como liberar memória??? .Free??
Olá pessoal!
Minha dúvida é duvida de principiante...hehehe. Não esou ainda muito acostumado com o delphi. Será que alguém poderia me dizer como funciona esses esquemas de liberar memória. Tipo quando eu crio um form e depois quando feho ele eu tenho que executar form.free??
Se alguem puder me dar uma explicação seria ótimo.....
Agradeçoa a tenção de todos
[]´s
Samuel Gubert
Minha dúvida é duvida de principiante...hehehe. Não esou ainda muito acostumado com o delphi. Será que alguém poderia me dizer como funciona esses esquemas de liberar memória. Tipo quando eu crio um form e depois quando feho ele eu tenho que executar form.free??
Se alguem puder me dar uma explicação seria ótimo.....
Agradeçoa a tenção de todos
[]´s
Samuel Gubert
Sgubert
Curtidas 0
Respostas
Rafael.valler
27/04/2004
Na hora de chamar o form:
if form1 = NIL then //testa se o form já existe
form1:= Tform1.create(self); // se ñ existe cria o form apartir deste
form1.showmodal; // abre o form
FreeAndNil(form1); //libera da memória e atribui NIL
Espero ter ajudado!
if form1 = NIL then //testa se o form já existe
form1:= Tform1.create(self); // se ñ existe cria o form apartir deste
form1.showmodal; // abre o form
FreeAndNil(form1); //libera da memória e atribui NIL
Espero ter ajudado!
GOSTEI 0
Flaviosan
27/04/2004
sgubert, tenta assim:
Epero ter ajudado.
try Application.CreateForm(TForm1, Form1); Form1.ShowModal; finally Form1.Free; end;
Epero ter ajudado.
GOSTEI 0
Sgubert
27/04/2004
Ajudou sim amigo.....
Mas gostaria de saber, masi em teoria como funciona esse negocio de liberar a memória e quando devo fazer isso em delphi.
Até então programava em JAVA e este por si só já faz a liberação da memória sozinho
Agradeço a atençao
[]´s
Samuel Gubert
Mas gostaria de saber, masi em teoria como funciona esse negocio de liberar a memória e quando devo fazer isso em delphi.
Até então programava em JAVA e este por si só já faz a liberação da memória sozinho
Agradeço a atençao
[]´s
Samuel Gubert
GOSTEI 0
Flaviosan
27/04/2004
Tenho uma pequena noção de java e sei que a liberação de memoria era feita pelo garbage colector, só que o delphi ate a versão 7 nao tem isso, só o delphi 8 que tem algo parecido por causa do .net .
Olha, eu libero toda vez que tenho certeza que não vou mais precisar do form. Se existe alguma ocasião especial para fazer isso, eu não sei.
Espero não ter ´complicado´ ao invés de ´explicado´.
Abraços.
Olha, eu libero toda vez que tenho certeza que não vou mais precisar do form. Se existe alguma ocasião especial para fazer isso, eu não sei.
Espero não ter ´complicado´ ao invés de ´explicado´.
Abraços.
GOSTEI 0
Sgubert
27/04/2004
Legal flaviosan!!
Claro que ´explicou´ sim......
valeu pela ajuda.......
Brigadão
Abraços
Samuel
Claro que ´explicou´ sim......
valeu pela ajuda.......