Como melhorar a Performance de Projetos em Delphi 5

Delphi

22/03/2004

Ola Pessoal !

Gostaria de algumas dicas de como melhorar os meus projetos em sentido de Performance ?

eu utilizo o Delphi 5 e Parodox, os projetos estão rodando em rede, um outro detalhe é que eu uso Query para manipular as tabelas tanto para insert, pesquisas e não crio campo chave na construcao das tabelas somente nas select quando eu preciso.

As query´s estão em data modulo.

O que eu poderia fazer para melhorar a performance, pois os projetos estão ficando muito pesado...

Obrigado

Doni

Doni

Doni

Curtidas 0

Respostas

Tnaires

Tnaires

22/03/2004

Olá
Muitos fatores interferem no desempenho d um programa. O primeiro é a modelagem do banco: um modelo bem estruturado, com chaves primárias e estrangeiras numéricas, e evitando ao máximo repetição de registros e campos nulos, certamente influirão positivamente na velocidade do processo d transações. Principalmente qdo ele for crescendo.
O segundo é utilizar ao máximo os recursos da ferramenta. A medida q vou aprendendo, percebo q muitas tarefas q eu faço à mão podem ser substituídas por recursos embutidos no Delphi. Assim, o programa fica mais enxuto, e além do ganho do desempenho, o tamanho do executável fica menor.
Um outro fator seria a manipulação exagerada dos DataSets: excessos de Closes e Opens, e de realizações de consultas, certamente provocarão queda de performance. Ainda poderia ser citada a maneira como gerenciamos os objetos e formulários, e suas alocações de memória, etc etc.
O negócio é: qdo vc se deparar com um probema, nunca fique satisfeito com a primeira solução q vc desenvolver.
Abraços

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

22/03/2004

Colega,

Nunca trabalhei com Paradox na prática, mas um dos fatores que me parece potencial para degradação de performance é causada pelo tráfego desnecessário de arquivos temporários pela rede. Veja a nota no help sobre o PrivateDir da classe TSession.

[quote:dafa126be6=´Help do Delphi´]Note:For applications that run directly from a networked file server, the application should set PrivateDir to a user’s local drive to improve performance and to prevent temporary files from being created on the server where they might conflict with temporary files created by other instances of the application.[/quote:dafa126be6]

Além do tráfego, podem ocorrer conflitos de arquivos temporários com arquivos criados por outras instâncias da aplicação.

GOSTEI 0
Djjunior

Djjunior

22/03/2004

kra não sei se é o seu caso, mas creio também que uma mudança no banco de dados seria uma boa, tente outro como mySQL, SQLServer, etc.

GOSTEI 0
POSTAR