Como o Group By funciona?
Boa noite pessoal, faz algum tempo que eu venho desenvolvendo e trabalhando com banco de dados, mysql, firebird e postgreSQL. Como sempre, é raro eu utilizar um group by, mas quando eu utilizo é praticamente uma sorte fazer o script rodar. Eu não consegui entender muito bem o conceito do Group By, pois eu sempre travo uma batalha intensa até resolver o problema. Sei que parece "tosco" essa pergunta, mas essa é minha dúvida e tenho certeza que a de muitos.
Obrigado
Obrigado
Marlon Minotti
Curtidas 0
Respostas
Ricardo
16/10/2014
Imagina a situação em que você tem uma tabela de clientes e uma tabela de vendas. Você pode muito bem juntas as duas tabelas através de um select e retornar todos os registros de forma que liste todos os clientes e as compras que cada um vez.
Só que nesse caso o retorno da consulta pode ter várias linhas para o mesmo cliente e cada uma das vendas. Se usar o group by não vai acontecer isso, vai listar somente uma vez o cada cliente e todas as suas compras.
Não sei se consegui explicar, mas seria mais ou menos isso.
Só que nesse caso o retorno da consulta pode ter várias linhas para o mesmo cliente e cada uma das vendas. Se usar o group by não vai acontecer isso, vai listar somente uma vez o cada cliente e todas as suas compras.
Não sei se consegui explicar, mas seria mais ou menos isso.
GOSTEI 0
Clayton Silva
16/10/2014
Sim.
Usando exemplo acima, vc poderia retornar a soma das vendas num único campo do cliente.
cliente a tem 3 vendas..
sem o group vc teria que retornar. e depois teria que somar.
cliente venda 1
cliente venda 2
cliente venda 3
usando o group by ja fazendo a soma no bd (sum)
cliente totalvendas
Usando exemplo acima, vc poderia retornar a soma das vendas num único campo do cliente.
cliente a tem 3 vendas..
sem o group vc teria que retornar. e depois teria que somar.
cliente venda 1
cliente venda 2
cliente venda 3
usando o group by ja fazendo a soma no bd (sum)
cliente totalvendas
GOSTEI 0
Marlon Minotti
16/10/2014
Legal, eu entendi o conceito. Porém eu sempre me complico em um select pois eu não sei em qual campo devo aplicar o group by.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
16/10/2014
Olá!
Encontrei esse artigo que possui uma boa explicação baseada em exemplos práticos: [url]https://www.devmedia.com.br/exemplos-com-group-by-e-com-a-clausula-having-totalizando-dados-sql-server-2008-parte-2/19839[/url]
Acredito que irá ajudar...!
Se ainda tiver dúvidas, questione.
Encontrei esse artigo que possui uma boa explicação baseada em exemplos práticos: [url]https://www.devmedia.com.br/exemplos-com-group-by-e-com-a-clausula-having-totalizando-dados-sql-server-2008-parte-2/19839[/url]
Acredito que irá ajudar...!
Se ainda tiver dúvidas, questione.
GOSTEI 0
Marlon Minotti
16/10/2014
HOHO Obrigado Marisiana... Vou conferir, desde já agradeço. Se ainda continuar as dúvidas, questionarei :D
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
16/10/2014
Por nada!! =)
GOSTEI 0