Como Posso Fazer esse Processo.?
Tenho uma Tabela que se chama EMPRESTIMO e nessa tabela tem um campo com o nome de NOME_LEITOR, EMPRESTADO, LIVRO..ETC
Qdo eu faço um emprestimo de um Livro para um determinado LEITOR eu informo o NOME DO LIVRO , o nome do LEITOR e no campo EMPRESTADO fica com o valor de ´S´. se eu for emprestar o mesmo livro para o mesmo LEITOR ou para outro leitor qualquer, gostaria que o sitema mostrase uma msg que tal LEITOR ja pegou o livro emprestado
Qdo eu faço um emprestimo de um Livro para um determinado LEITOR eu informo o NOME DO LIVRO , o nome do LEITOR e no campo EMPRESTADO fica com o valor de ´S´. se eu for emprestar o mesmo livro para o mesmo LEITOR ou para outro leitor qualquer, gostaria que o sitema mostrase uma msg que tal LEITOR ja pegou o livro emprestado
Spooner
Curtidas 0
Respostas
Sanses
17/07/2004
De longe essa seria a maneira mais correta de se fazer, pois nem mesmo sei qual banco de dados voce usa, mas coloca uma query e no sql vc faz + ou - assim:
select NOME_LEITOR, EMPRESTADO, LIVRO from emprestimo where nome_leitor like :nome and emprestado <> ´s´
assim vc selecionaria somente se o leitor ainda não tivesse pegado o livro emprestado, mas se voce fizer o seu banco de outra forma dá pra melhorar bem esta instrução sql e mostrar um resultado mais específico na tela
Sanses
select NOME_LEITOR, EMPRESTADO, LIVRO from emprestimo where nome_leitor like :nome and emprestado <> ´s´
assim vc selecionaria somente se o leitor ainda não tivesse pegado o livro emprestado, mas se voce fizer o seu banco de outra forma dá pra melhorar bem esta instrução sql e mostrar um resultado mais específico na tela
Sanses
GOSTEI 0
Spooner
17/07/2004
Descule, esqueci de informar a base, uso FireBirde e não tem SQL.
GOSTEI 0
Everton
17/07/2004
:shock: :?: :shock: :?: :shock: :?: :shock: :?: :shock:
GOSTEI 0
Paulo_amorim
17/07/2004
Olá
POw....claro que eh possivel vc fazer Queries em FireBird, basta colocar o componente
Até+
GOSTEI 0
Spooner
17/07/2004
[quote:5b0483d5dd=´jeronimodedeus´]Descule, esqueci de informar a base, uso FireBirde e não tem SQL.
Olá
POw....claro que eh possivel vc fazer Queries em FireBird, basta colocar o componente
Até+[/quote:5b0483d5dd]
Eu Sei, mas é que eu não estou usando Query.
GOSTEI 0
Paulo_amorim
17/07/2004
Eu Sei, mas é que eu não estou usando Query.
Olá
Como eh que vc quer selecionar dados sem fazer uma query? Veja, não estou dizendo para vc usar o [b:d9385725d3]componente[/b:d9385725d3] TQUery...to dizendo pra vc realizar uma query...pra isso vc tem vários componentes diferentes...
O TSimpleDataSet eh um recomendado pelo povo :wink:
Até+
GOSTEI 0