Como Posso Recuperar meu Banco de Dados Firebird?

Firebird

22/05/2006

Colegas estou tendo dificuldades em acessar uma tabela do meu banco de dadis Firebird, nao consegue fazer inserção.Fui fazer uma backup iniciou e parou com a seguinte caixa de mensagem:

´Unsuccessful execution caused by system error that does not preclude successful
Execution of subsequent statements.
Message length error (encountered 38, expected 34).
gds_$receive failed.´

O que vem a ser isto.Como posso recuperá-lo.

Obrigado a todos.
Aguardo breve resposta

Hélio Nascimento

Helio Nascimento

Helio Nascimento

Curtidas 0

Respostas

Juliorondon

Juliorondon

22/05/2006

Caro Amigo,
tente esses passos:
A corrupção de um BD que pode ser reparada geralmente poderá ser recuperada usando o gfix ou uma combinação do gfix e do gbak.

1. Defina as seguints variáveis para tornar o processo mais fácil pois voce não terá que digitar toda hora o usuário e a senha.

SET ISC_USER=SYSDBA

SET ISC_PASSWORD=masterkey

2. Sempre tenha certeza de estar trabalhando com uma cópia do BD e não o arquivo original. Use o sistema operacional para fazer uma cópia do arquivo. Voce deve ter acesso exclusivo ao BD para fazer isso.

copy employee.gdb database.gdb

3.Agora confira se o BD está corrompido. Voce precisa ter acesso exclusivo ao BD para fazer isso, mas como voce está trabalhando com uma cópia do BD original, isso não é problema.

gfix -v -full database.gdb

4. Se o comando anterior indicou que há um problema com o BD, agora nós devemos repara-lo.

gfix -mend -full -ignore database.gdb

5.O próximo passo é conferir se o BD foi reparado.

6. Se o BD continua com erros, voce deve fazer um backup completo e restaura-lo. No seu estilo mais simples, a linha de comando do backup pode ser :

gbak -backup -v -ignore database.gdb database.gbk

7. No entanto, se o gbak falhar porque está tendo problemas com garbage collection, então use o seguinte comando :

gbak -backup -v -ignore -garbage database.gdb database.gbk

8. Se houver corrupção nas versões dos registros de uma transação em limbo, então voce deve incluir a opção -limbo :

gbak -backup -v -ignore -garbage -limbo database.gdb database.gbk

9. Agora crie um novo BD do backup:

gbak -create -v atlas.gbk atlas_new.gdb

10. Se houver problemas durante o restore, considere usar as seguintes opções.

-inactive, se houver problemas de índices, isso irá restaurar o BD mas não irá ativar nenhum índice, depois voce poderá ativar os índices manualmente um de cada vez.

-one_at_a_time, isso irá restaurar o BD uma tabela por vez, e commitar as tabelas restauradas, se houver um problema maior pelo menos voce terá uma parte dos dados.

Se tudo isso não funcionar, mas voce ainda puder acessar o banco de dados corrompido, considere usar o QLI para mover os dados e estruturas das tabelas do BD danificado para um novo.

1. Crie um banco de dados em branco.

2. Edite o seguinte (get_tables.sql) para apontar para o BD corrompido.

connect database.gdb

user ´sysdba´ password ´masterkey;

select ´define relation tgt.´,

Qualquer coisa é só falar

Julio Rondon
setembrosjnr@hotmail.com

GOSTEI 0
Juliorondon

Juliorondon

22/05/2006

Caro Amigo,
tente esses passos:
A corrupção de um BD que pode ser reparada geralmente poderá ser recuperada usando o gfix ou uma combinação do gfix e do gbak.

1. Defina as seguints variáveis para tornar o processo mais fácil pois voce não terá que digitar toda hora o usuário e a senha.

SET ISC_USER=SYSDBA

SET ISC_PASSWORD=masterkey

2. Sempre tenha certeza de estar trabalhando com uma cópia do BD e não o arquivo original. Use o sistema operacional para fazer uma cópia do arquivo. Voce deve ter acesso exclusivo ao BD para fazer isso.

copy employee.gdb database.gdb

3.Agora confira se o BD está corrompido. Voce precisa ter acesso exclusivo ao BD para fazer isso, mas como voce está trabalhando com uma cópia do BD original, isso não é problema.

4. Se o comando anterior indicou que há um problema com o BD, agora nós devemos repara-lo.

gfix -mend -full -ignore database.gdb

5.O próximo passo é conferir se o BD foi reparado.

6. Se o BD continua com erros, voce deve fazer um backup completo e restaura-lo. No seu estilo mais simples, a linha de comando do backup pode ser :

gbak -backup -v -ignore database.gdb database.gbk

7. No entanto, se o gbak falhar porque está tendo problemas com garbage collection, então use o seguinte comando :

gbak -backup -v -ignore -garbage database.gdb database.gbk

8. Se houver corrupção nas versões dos registros de uma transação em limbo, então voce deve incluir a opção -limbo :

gbak -backup -v -ignore -garbage -limbo database.gdb database.gbk

9. Agora crie um novo BD do backup:

gbak -create -v atlas.gbk atlas_new.gdb

10. Se houver problemas durante o restore, considere usar as seguintes opções.

-inactive, se houver problemas de índices, isso irá restaurar o BD mas não irá ativar nenhum índice, depois voce poderá ativar os índices manualmente um de cada vez.

-one_at_a_time, isso irá restaurar o BD uma tabela por vez, e commitar as tabelas restauradas, se houver um problema maior pelo menos voce terá uma parte dos dados.

Se tudo isso não funcionar, mas voce ainda puder acessar o banco de dados corrompido, considere usar o QLI para mover os dados e estruturas das tabelas do BD danificado para um novo.

1. Crie um banco de dados em branco.

2. Edite o seguinte (get_tables.sql) para apontar para o BD corrompido.

connect database.gdb

user ´sysdba´ password ´masterkey;

select ´define relation tgt.´,

Qualquer coisa é só falar

Julio Rondon
setembrosjnr@hotmail.com

GOSTEI 0
Helio Nascimento

Helio Nascimento

22/05/2006

Caro Amigo juliorondon

Basicamente consigo com estes comandos recuperá-lo e voltar a fazer o backup automaticamente. Eu utilizo o IBExpert para fazer o Backup. ok

Ah ia me esquecendo ... de lhe agradecer por ter lido meu tópico e me ajudado.É muito bom contar com amigos. Até breve.

Hélio Nascimento

GOSTEI 0
Johnbh3

Johnbh3

22/05/2006

[url]http://perfilsistemas.blogspot.com/2008/12/recuperando-banco-de-dados-firebird.html[/url]

Achei este tutorial ai....

GOSTEI 0
POSTAR