Como preencho DBCombobox com os dados do banco ?

Delphi

04/02/2008

Pessoal, sou iniciante em Delphi portanto minha dúvida pode ser um tanto básica.

Montei um form e nele tenho 1 DBCombobox que carrega o nome de várias cidades e ao selecionar uma cidade quero mostrar os bairros dela num DBGrid.

Estou usando ClientDataSet e banco Firebird.

Meu primeiro problema é popular o DBCombobox com os dados vindos do ClientDataSet.

Eu gostaria de usar o ClientDataSet pois ele vai me ajudar a trabalhar com outros componentes vinculados ao banco de dados, pois quando o usuário selecionar algum valor no DBCombobox o ClientDataSet vai apontar o restante dos campos do meu form (que depois vou colocar no form) para o registro selecionado.

Agradeço a quem puder ajudar. Obrigado !

Gustavo_marcon

Gustavo_marcon

Curtidas 0

Melhor post

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/02/2008

[quote:8777643455=´gustavo_marcon´][quote:8777643455=´Aroldo Zanela´]Colega, ListSource - É a fonte de dados; DataSource - É onde deverá aplicar as mudanças.

Aroldo, eu tenho um DataSource que coloquei na tela que é minha fonte de dados, ou seja é o valor da minha propriedade ListSource, mas não entendi quando vc disse que na propriedade DataSource eu coloco o DS onde deverá aplicar as mudanças. pois eu n quero salvar os dados em lugar nenhum, mas só popular o combo com o valor vindo do meu DataSource.[/quote:8777643455]

Mas vcs entenderam o que eu quis dizer no post acima ???

Eu nao quero colocar os dados de uma tabela pra outra, só quero popular um combo, entao nao entendi o porque de precisar dois DataSources.[/quote:8777643455]

Colega,

Então faça o seguinte:

KeyField -> Campo chave que o componente obtem o valor para atribuir a propriedade KeyValue após a seleção de um item;
ListField -> Campo que será exibido na listagem
ListSource -> Origem dos dados

GOSTEI 1

Mais Respostas

Dbergkamps10

Dbergkamps10

04/02/2008

Olá,
tente assim:
TableCidades.first;
while not TableCidades.Eof do
 begin