Como procurar no 2º indece?
Oi pessoal aqui estou eu com mais uma.
Tenho um sistema com bancos de dados vinculados ex.:
Usuário.db (tb_usuario)
codigo +
nome a 40
...
lista.db (tb_lista)
cod_usuario n
descricao a 40
...
e
produtos.db (tb_produto)
descricao a 40
codigo +
....
Eu quero fazer uma função da seguinte maneira
if tb_usuario.findkey([tb_produtodescricao.value]) then
begin
showmessage(´Produto já lançado´);
end else
lancapro;
infelizmente esta dando erro justamente porque estou procurando no indece secundário, como faço para fazer esta função?
Tenho um sistema com bancos de dados vinculados ex.:
Usuário.db (tb_usuario)
codigo +
nome a 40
...
lista.db (tb_lista)
cod_usuario n
descricao a 40
...
e
produtos.db (tb_produto)
descricao a 40
codigo +
....
Eu quero fazer uma função da seguinte maneira
if tb_usuario.findkey([tb_produtodescricao.value]) then
begin
showmessage(´Produto já lançado´);
end else
lancapro;
infelizmente esta dando erro justamente porque estou procurando no indece secundário, como faço para fazer esta função?
Machado
Curtidas 0
Respostas
Mmtoor
27/08/2003
Prezado colega.
Neste tipo de aplicação, além do código de implementação da tabela, você deve utilizar o código do produto o qual também deve ser uma chave primária.
Mesmo tendo o nome do mesmo deve trabalhar encima do código.
Um exemplo disso seria observar os grandes mercados e distribuidores de produtos que identificam todo o seu almoxarifado através de código e não por nome/descrição de um determinado produto.
resumidamente, reestruture sua tabela que o problema será resolvido.
Utilize um tratamento para que, ao tentar entrar com um novo cadastro sobre um código já inserido a mensagem de retorno seja a de sua preferência e não de keyviolation.
Espero ter ajudado.
MMTOOR2003
Neste tipo de aplicação, além do código de implementação da tabela, você deve utilizar o código do produto o qual também deve ser uma chave primária.
Mesmo tendo o nome do mesmo deve trabalhar encima do código.
Um exemplo disso seria observar os grandes mercados e distribuidores de produtos que identificam todo o seu almoxarifado através de código e não por nome/descrição de um determinado produto.
resumidamente, reestruture sua tabela que o problema será resolvido.
Utilize um tratamento para que, ao tentar entrar com um novo cadastro sobre um código já inserido a mensagem de retorno seja a de sua preferência e não de keyviolation.
Espero ter ajudado.
MMTOOR2003
GOSTEI 0