Como referenciar um campo do 1º form, depois de chamar o 2º form?
Pessoal,
Tenho dois forms, no 1º tenho um dbgrid ligado a tabela de aluno, onde tb tem um botão que chama o 2º form no qual faço o relatório, mas não estou conseguindo fazer a consulta no campo FOTO da tabela de aluno:
procedure TFrmRelRequerMatricula2.BtnImprimRequerMatriculaClick(Sender: TObject);
begin
begin
if CbImprimiFoto.Checked = true then
if FrmCadAluno.IBQryAlunoFOTO.IsNull then // dá erro nessa linha
begin
Application.MessageBox(Não existe Foto cadastrada para esse Aluno, verifique e tente novamente!!,Atenção,mb_ok + MB_ICONWARNING);
exit
end;
end;
end.
Agradeço antecipadamente quem poder ajudar.
Osmar.
Tenho dois forms, no 1º tenho um dbgrid ligado a tabela de aluno, onde tb tem um botão que chama o 2º form no qual faço o relatório, mas não estou conseguindo fazer a consulta no campo FOTO da tabela de aluno:
procedure TFrmRelRequerMatricula2.BtnImprimRequerMatriculaClick(Sender: TObject);
begin
begin
if CbImprimiFoto.Checked = true then
if FrmCadAluno.IBQryAlunoFOTO.IsNull then // dá erro nessa linha
begin
Application.MessageBox(Não existe Foto cadastrada para esse Aluno, verifique e tente novamente!!,Atenção,mb_ok + MB_ICONWARNING);
exit
end;
end;
end.
Agradeço antecipadamente quem poder ajudar.
Osmar.
Osmar
Curtidas 0
Respostas
Gustavo Bretas
28/10/2011
E ae Osmar,
Como vc cria os Forms? Faça um teste, verifique se o Form esta estânciado assim:
Se parar de aparecer o erro vc pode ter instânciado o formulário, mãs sem usar a variável FrmCadAluno.
Obs. retire os >>, eu coloquei pra tentar identar. (rsrsrs)
Att
Como vc cria os Forms? Faça um teste, verifique se o Form esta estânciado assim:
if CbImprimiFoto.Checked then begin >>if Assigned(FrmCadAluno) then >>begin >>>>if FrmCadAluno.IBQryAlunoFOTO.IsNull then // dá erro nessa linha >>>>begin >>>>>>Application.MessageBox(Não existe Foto cadastrada para esse Aluno, verifique e tente novamente!!,Atenção,mb_ok + MB_ICONWARNING); >>>>>>Exit; >>>>end; >>end; end;
Se parar de aparecer o erro vc pode ter instânciado o formulário, mãs sem usar a variável FrmCadAluno.
Obs. retire os >>, eu coloquei pra tentar identar. (rsrsrs)
Att
GOSTEI 0