Como registrar o que o usuário faz ???
Gostaria de saber como fazer para guardar em um arquivo cada movimento do usuário, isto é, quando ele incluí, excluí ou altera qualquer tabela dentro de um sistema.
Obs: O Banco é Firebird
Se alguém tiver alguma idéia de como fazer isso, por favor me ajude !!!
Obs: O Banco é Firebird
Se alguém tiver alguma idéia de como fazer isso, por favor me ajude !!!
0kaoz
Curtidas 0
Respostas
Czapelini
01/03/2004
Olá amigo,
Geralmente eu faço esse controle com arquivo de log.
Basicamente é assim:
Cria-se um arquivo texto
A cada alteração, inclusão ou exclusão, inclui-se uma linha neste arquivo, podendo levar o usuário, operação realizada, registro da operação, horário, etc...
Pequise aqui no fórum sobre arquivo de log ou arquivo texto, caso não consiga, mande outra mensagem que te passo detalhadamente ok? Mas pequise primeiro....
Um abraço e até mais!
Geralmente eu faço esse controle com arquivo de log.
Basicamente é assim:
Cria-se um arquivo texto
A cada alteração, inclusão ou exclusão, inclui-se uma linha neste arquivo, podendo levar o usuário, operação realizada, registro da operação, horário, etc...
Pequise aqui no fórum sobre arquivo de log ou arquivo texto, caso não consiga, mande outra mensagem que te passo detalhadamente ok? Mas pequise primeiro....
Um abraço e até mais!
GOSTEI 0
Lucas Silva
01/03/2004
Também faço isto que o czapelini falou.
Não é muito bom fazer isto para grandes programas, pois o arquivo texto vai ficar gigantesco com o tempo.
Aqui no fórum tem um monte de post´s falando qual o melhor jeito p/ isso....
Dê uma pesquisada ai...
Não é muito bom fazer isto para grandes programas, pois o arquivo texto vai ficar gigantesco com o tempo.
Aqui no fórum tem um monte de post´s falando qual o melhor jeito p/ isso....
Dê uma pesquisada ai...
GOSTEI 0
Omar Cury
01/03/2004
Outra alternativa seria vc criar em todas suas tabelas 2 campos chamados Operador e Dt_Alteracao...
e sempre quando vc incluir, alterar...etc gravar o nome do operador e a data atual.
e sempre quando vc incluir, alterar...etc gravar o nome do operador e a data atual.
GOSTEI 0