Como somar valores de uma pesquisa, agrupando por mês?
Olá pessoal!
Preciso saber como somar os valores encontrados numa pesquisa ao BD, de forma que os valores numéricos (de um campo qualquer) sejam agrupados por mês.
Ex.:
Janeiro possui 3 registros com os valores 125, 44 e 80 no campo numérico.
Fevereiro possui 4 registros com os valores 50, 90, 180 e 33 no campo numérico.
A pesquisa me retornaria:
Janeiro = 249
Fevereiro = 353
Tem como fazer isso?
Grato
wbb
Preciso saber como somar os valores encontrados numa pesquisa ao BD, de forma que os valores numéricos (de um campo qualquer) sejam agrupados por mês.
Ex.:
Janeiro possui 3 registros com os valores 125, 44 e 80 no campo numérico.
Fevereiro possui 4 registros com os valores 50, 90, 180 e 33 no campo numérico.
A pesquisa me retornaria:
Janeiro = 249
Fevereiro = 353
Tem como fazer isso?
Grato
wbb
Wbb
Curtidas 0
Respostas
Mcis33
05/02/2004
Você pode fazer a consulta em SQL... não lembro muito bem como se faz, mas é só procurar um pouco na internet sobre consulta e SQL que vc acha como comsultar de uma dia até outro... assim vc pode até estender a capacidade do programa para pegar mais de um mês se for útil...
Depois é só fazer um loop até chegar no final da tabela... isso pode ser verificado pela variável do sistema EOF e em cada interação vc usa o comando Next no banco de dados para avançar no registro e armazena em uma variável o valor que vc quer...
Espero que ajude...
[]´s,
mcis33.
Depois é só fazer um loop até chegar no final da tabela... isso pode ser verificado pela variável do sistema EOF e em cada interação vc usa o comando Next no banco de dados para avançar no registro e armazena em uma variável o valor que vc quer...
Espero que ajude...
[]´s,
mcis33.
GOSTEI 0
Wbb
05/02/2004
?!?!?
Obrigado mas...
T+
wbb
Obrigado mas...
T+
wbb
GOSTEI 0
Wbb
05/02/2004
Já resolvi.
Select Month(DATA), Year(DATA), Sum(VALOR) as VALOR from TABELA where <CONDIÇÕES> group by Month(DATA), Year(DATA)
wbb
Select Month(DATA), Year(DATA), Sum(VALOR) as VALOR from TABELA where <CONDIÇÕES> group by Month(DATA), Year(DATA)
wbb
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
05/02/2004
Colega,
Minha primeira idéia seria criar uma VIEW para converter as datas para seu mês equivalente com Extract(Month from coluna) as MES e depois um select com group by mes.
Minha primeira idéia seria criar uma VIEW para converter as datas para seu mês equivalente com Extract(Month from coluna) as MES e depois um select com group by mes.
GOSTEI 0