Como tentar reproduzir este efeito em fontes?

Delphi

03/07/2006

Olá

Tenho esta imagem:

Agora, aplicando um Zoom de 2000 vezes neste texto, ele fica assim:

Eu gostaria de saber qual foi o algoritmo ou como tentar reproduzir este efeito? A fonte fica perfeito quando olhada sem zoom..

Apenas por curiosidade, esta imagem eu tirei de uma screenshot do office 2007.

Um forte abraço

Nildo

Nildo

Curtidas 0

Respostas

Titanius

Titanius

03/07/2006

nildo, acho que isso acontece porque a fonte é xerifada (nao sei se escreve assim mesmo :D )... pra nao ter este efeito vc deve usar fontes nao-xerifadas como a courrier e por aih vai...

[]s

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

03/07/2006

nildo, acho que isso acontece porque a fonte é xerifada (nao sei se escreve assim mesmo :D )... pra nao ter este efeito vc deve usar fontes nao-xerifadas como a courrier e por aih vai... []s

Aí que tá. Eu quero é TER esse efeito! hehehe

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

03/07/2006

hehe... foi mal...

Eu [b:15de1a7ee8]acho[/b:15de1a7ee8] que isso depende muito da fonte que está sendo usada.. se for uma fonte muito xerifada, e dependendo do fundo, ele da este efeito, ou então você mesmo pode fazer este efeito em um cmponente que tenha sombra... o JvLabel tem este efeito, você escolhe as cores e o ´comprimento´ da sobra e pronto!

[]s

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

03/07/2006

hehe... foi mal... Eu [b:157420728e]acho[/b:157420728e] que isso depende muito da fonte que está sendo usada.. se for uma fonte muito xerifada, e dependendo do fundo, ele da este efeito, ou então você mesmo pode fazer este efeito em um cmponente que tenha sombra... o JvLabel tem este efeito, você escolhe as cores e o ´comprimento´ da sobra e pronto! []s

O que ferra é que aquele efeito não é uma simples sombra. É uma jogada de cores, que quando vistas em tamanho pequeno da um efeito muito legal de anti-aliasing, sem borrar a imagem.

Repara que a cor original é um azul escuro. Mas olha as cores que estão em volta, no Zoom. Muito estranho

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

03/07/2006

Isso se chama ´anti-alias´ ou ´suavização das bordas das fontes de tela´.

No desktop do Windows, é apenas uma opção que você habilita nas propridades de vídeo; no Win XP, nas [b:fbcf7faff7]Propriedades de vídeo[/b:fbcf7faff7], aba [b:fbcf7faff7]Aparência[/b:fbcf7faff7], botão [b:fbcf7faff7]Efeitos[/b:fbcf7faff7], opção [b:fbcf7faff7]Usar este método para suavizar as bordas das fontes de tela[/b:fbcf7faff7]. Geralmente basta ativa a opção para que o Windows gere automaticamente um fonte com anti-alias.

Uma coisa que não tenho certeza é se fontes rotacionados (ou seja, quando você escreve inclinado/não na horizontal) são afetados pela opção de anti-alias.

Aqui onde trabalho alguns anos atrás se tentou implementar algo que não dependesse da configuração do Windows, mas desisitimos porque o efeto [s]final[/s] que estávamos conseguindo era (muito) inferior [s]que estávamos conseguindo[/s] ao do Windows.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

03/07/2006

Isso se chama ´anti-alias´ ou ´suavização das bordas das fontes de tela´. No desktop do Windows, é apenas uma opção que você habilita nas propridades de vídeo; no Win XP, nas [b:8618a99b0e]Propriedades de vídeo[/b:8618a99b0e], aba [b:8618a99b0e]Aparência[/b:8618a99b0e], botão [b:8618a99b0e]Efeitos[/b:8618a99b0e], opção [b:8618a99b0e]Usar este método para suavizar as bordas das fontes de tela[/b:8618a99b0e]. Geralmente basta ativa a opção para que o Windows gere automaticamente um fonte com anti-alias. Uma coisa que não tenho certeza é se fontes rotacionados (ou seja, quando você escreve inclinado/não na horizontal) são afetados pela opção de anti-alias. Aqui onde trabalho alguns anos atrás se tentou implementar algo que não dependesse da configuração do Windows, mas desisitimos porque o efeto final era (muito) inferior ao que estávamos conseguindo.

Putz, quando se coloca no efeito Clear Type, o efeito final fica identico ao que eu preciso :D Vou pesquisar por algum algoritmo que aplique o Clear Type.

Muito obrigado, ja é um passo bem grande para mim.

GOSTEI 0
POSTAR