Como tratar exceção?
Entendo pouquíssimo o tratamento de exceções. Alguém poderia me auxiliar com meu projeto?
No meu form Cadastro tem a seguinte procedure:
Ao clicar no botão SALVAR e tentando cadastrar um usuário já cadastrado, quero que o processo seja interrompido e mostre a seguinte mensagem:´Registro não pode ser alterado. Clique em EDITAR para alterar os dados´. O que, então deverei alterar no código acima para fazer isso?
No meu form Cadastro tem a seguinte procedure:
procedure TFormCadastro.BitBtnSalvarClick(Sender: TObject); begin adotable1.Post; ShowMessage(´Registro Incluído´); adotable1.Insert; dbeditCpf.SetFocus; end;
Ao clicar no botão SALVAR e tentando cadastrar um usuário já cadastrado, quero que o processo seja interrompido e mostre a seguinte mensagem:´Registro não pode ser alterado. Clique em EDITAR para alterar os dados´. O que, então deverei alterar no código acima para fazer isso?
Mauriciocuri
Curtidas 0
Respostas
Webjoel
14/08/2008
Olá!
Para isso você terá que fazer um select no banco para ver se o usuário que você está cadasrando já existe ou não.
Use uma Query Auxiliar para fazer esse select, depois é só colocar isso em um if e meter ficha.
Para isso você terá que fazer um select no banco para ver se o usuário que você está cadasrando já existe ou não.
Use uma Query Auxiliar para fazer esse select, depois é só colocar isso em um if e meter ficha.
GOSTEI 0
Acacio
14/08/2008
Tenta assim
try
adotable1.Post;
ShowMessage(´Registro Incluído´);
except
ShowMessage(´Registro já existe´);
dbeditCpf.SetFocus;
end;
try