Como usar mais de um TMAINMENU em um mesmo formulario!!

Delphi

19/03/2009

Caros amigos, estou desenvolvendo um projeto que possui mais de um TMainMenu que seram usados dependendo do Perfil de usuário selecionado. Porem, estou tendo dúvidas como fazer os mesmos aparecerem na tela. Por exemplo, dois perfis: 01-Administrador 02- Atendimento .. são duas telas diferentes, opções direferentes ... mas não sei qual comando devo usar para alternar entre esses TMainMenu (Menus). Se alguem tiver algum exemplo que possa me ajudar ....

Obs: os dois MENUS não aparecem simutaneamente, na tela de login, eu escolho qual perfil quero entrar, dai ele me traz o MENU daquele perfil...

Grato,

Maxymus

Maxymus

Curtidas 0

Respostas

Edsant

Edsant

19/03/2009

Caro amigo, Pesquise sobre o componente UserControl na internet. Ele é um componente que faz isso pra você sozinho.

Ele automaticamente cria uma tela de login,
Cria também um cadastro de perfil onde você vai poder criar o menu com o perfil desejado. eu uso em minhas aplicações, e não tenho nenhum problema. É muito bom....

Aqui mesmo na devMedia têm videos aulas ensinando instalar e a utilizar.

Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo (Lc I, 28).
Salve Maria, Mãe do meu Senhor! (Lc I, 43).

GOSTEI 0
Maxymus

Maxymus

19/03/2009

obrigado pela dica, mas não queria usar dessa forma .. queria eu mesmo poder controlar isso... mas valeu pela dica..

GOSTEI 0
Lehapan

Lehapan

19/03/2009

Caro maxymus,
vc pode ter dois TMainMenu e vincular somente um na propriedade Menu do seu formulário.
Exemplo:
Vamos supor que vc tenha os menus ´MenuAdministrador: TMainMenu´ e ´MenuAtendimento: TMainMenu´ respectivamente com todas as suas opções, então no evento OnCreate do Formulário vc seta um ou outro.

if  Perfil = ´Administrador´ then
    frmlogin.Menu := MenuAdministrador
else
  if  Perfil = ´Atendimento´ then
      frmlogin.Menu := MenuAtendimento
  else
      frmlogin.Menu := nil; { não atribui nenhum menu}

espero ter ajudado.

GOSTEI 0
Maxymus

Maxymus

19/03/2009

caros colegas, consegui resolver graças as dicas de vcs... valeu mesmo ..

GOSTEI 0
POSTAR