Como utilizar indices
Gostaria de saber como posso utilizar os indices criados em tabelas no firebird. Quero saber como utilizar no sentido dos componentes e das instruções sql. Eu tenho que mudar alguma propriedade nos componentes query ou datasets para eu usar estes indices ou eu tenho que colocar algo na instrução sql para se referenciar este indice?
Roberto Rossi
Curtidas 0
Respostas
Maicongabriel
31/03/2004
Os indices nas instruções SQL são utilizados automaticamente pelo banco, de uma forma tal qual você não preciza interferir na escolha do banco, porém se assim deseja-se poderia utilizar a instrução PLAN(mas não é necessario no seu caso).
Quanto aos componentes, você pode setar indices nos memos, para fins de ordenação, enquanto na select, lembre-se que mais importante do que a ordenação, estes representam desempenho na consulta!
Quanto aos componentes, você pode setar indices nos memos, para fins de ordenação, enquanto na select, lembre-se que mais importante do que a ordenação, estes representam desempenho na consulta!
GOSTEI 0
Roberto Rossi
31/03/2004
ainda não captei muito bem. Vamos supor uma tabela de clientes com 50000 nomes. Eu criei o indice ´nome´ nesta tabela. Em minha aplicação eu coloco um componente query (dbexpress). Bom eu quero achar o endereco de ´fulano de tal´ nesta tabela. Obviamente que achá-lo pelo indice ´nome´ vai ser muito mais rápido.
Numa pesquisa sem indice eu colocaria esta instrução sql no componente query: select endereco from clientes where nome = ´fulano de tal´
A minha dúvida é como ficaria essa instrução e as propriedades do componente query se eu quisesse utilizar esse mesmo esquema acima, mas pesquisando pelo indice ´nome´.
Muda alguma coisa ou o componente e a instrução detectam o indice da tabela automaticamente?
Numa pesquisa sem indice eu colocaria esta instrução sql no componente query: select endereco from clientes where nome = ´fulano de tal´
A minha dúvida é como ficaria essa instrução e as propriedades do componente query se eu quisesse utilizar esse mesmo esquema acima, mas pesquisando pelo indice ´nome´.
Muda alguma coisa ou o componente e a instrução detectam o indice da tabela automaticamente?
GOSTEI 0
Maicongabriel
31/03/2004
Ao possuir um indice para o campo ´nome´, ao fazer a select
O banco automaticamente detecta e utiliza o seu indice! Nada mais é necessario...
select endereco from clientes where nome = ´fulano de tal´
GOSTEI 0