Como ver se o registro jah esta cadastrado (Delphi/Access)

Delphi

14/11/2003

Amigos,

Como se costuma fazer no delphi quando o access retorna um exception dizendo em ingles que o registro jah existe, o que devo fazer para que nao seja mostrada pro usuario essa msg em ingles e sim uma msg em portugues ??? existe algum macete ..
No Ineterbase eu uso o UpperCase(copy(e.Message, 1, 13)) = ´KEY VIOLATION´ ...
:?

Mprocha

Mprocha

Curtidas 0

Respostas

Ilanocf

Ilanocf

14/11/2003

Olá Marcos,

Eu utilizo uma consulta SQL por parte do nome:

1º) No evento OnClick do botão novo: Tag do campo é igual a 0;

2º) No evento OnClick do botão editar: Tag do campo é igual a 1;

3º) Coloco um DBLabel ligado à consulta;

4º) No evento OnChange do campo: onde o usuário poderá ver os nomes q está digitando no DBLabel;

5º) No evento OnExit do campo: crio uma condição dizendo q se o campo for igual ao registro da consulta e seu Tag for igual a 0 uma mensagem será exibida;

6º) No evento OnClick do botão salvar: coloco três condições:

- Se o Tag for igual a 0 e Campo for diferente da consulta, então salva;

- Se o Tag for igual a 0 e campo for igual à consulta, então emite um aviso;

- Se o Tag for igual a 1 então salva.

Espero ter ajudado.

Ilano.

GOSTEI 0
Mprocha

Mprocha

14/11/2003

Grato Ilan,

atualmente estou fazendo da seguinte maneira:
1 - No evento beforepost da query eu abro uma query aux restringindo a PK só p/ verificar se já está cadastrado, se estiver: emito uma msg avisando o usuario e aborto a operação, não permitindo desta forma a conclusao do post, ok.

Você acha que desta forma é viável também ???

GOSTEI 0
Ilanocf

Ilanocf

14/11/2003

Olá mprocha,

Bem, uma das vantagens do Delphi é proporcionar a todo programador várias opções de criar seus códigos. Na verdade eu nunca utilizei esse caminho, até pq prefiro q o usuário veja os resultados antes mesmo de ser emitida uma mensagem, não sei, acho q por ter sofrido tanto com alguns sistemas na época em q eu era digitador e acabei criando esse trauma rrsss, sabe, eu acredito q quanto mais explícito o sistema for ao usuário, melhor. Mas cada um tem uma maneira de trabalhar, acredito q dará certo sim.

Boa sorte,

Ilano.

GOSTEI 0
POSTAR