Comparação de hora no SQL
:roll: Olá caros colegas!!!!
Estou com um problema.
Preciso fazer uma validação no banco de dados INTERBASE, onde ao cadastrar uma aula(tabela AULA) precisamos verificar se o professor já possui aula no mesmo horário da que se pretende incluir. Na tabela AULA, temos o campo HORA_INICIO, DURACAO(ambos do tipo time) e COD_PROF. Vamos supor que um professor já tem uma aula das 09:00 às 10:00 e queremos inclui-lo para dar uma aula que inicie as 08:00 e dure 02:00, ou seja, termina as 10:00. Como eu faço para selecionar registros que se enquadrem nesta situação?
Desde já agradeço!!!!!!!
Estou com um problema.
Preciso fazer uma validação no banco de dados INTERBASE, onde ao cadastrar uma aula(tabela AULA) precisamos verificar se o professor já possui aula no mesmo horário da que se pretende incluir. Na tabela AULA, temos o campo HORA_INICIO, DURACAO(ambos do tipo time) e COD_PROF. Vamos supor que um professor já tem uma aula das 09:00 às 10:00 e queremos inclui-lo para dar uma aula que inicie as 08:00 e dure 02:00, ou seja, termina as 10:00. Como eu faço para selecionar registros que se enquadrem nesta situação?
Desde já agradeço!!!!!!!
Cristine
Curtidas 0
Respostas
Sonec2004
22/12/2004
Você quer selecionar os professores que estarão livres ou ocupados? Poderia ser algo do tipo:
.
Dica: Se estiver começando seu projeto agora, porque não usar um outro campo HORA_FIM.? Isso poderá ajudar em muitos outros cálculos.
Espero ter ajudado.
Select * from tabela_Aula where HORA_INICIO ="9:00" and DURACAO < "2:00".
Dica: Se estiver começando seu projeto agora, porque não usar um outro campo HORA_FIM.? Isso poderá ajudar em muitos outros cálculos.
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Cristine
22/12/2004
:roll: Valeu a tentativa mas não adiantou...
Isso só vale para aquele caso específico....
Mesmo assim agradeço pela dica...
Isso só vale para aquele caso específico....
Mesmo assim agradeço pela dica...
GOSTEI 0
Sonec2004
22/12/2004
Você usa TEdit, query, outras mais?
Põe aê parte do código. Quem sabe a gente acha uma solução?
Põe aê parte do código. Quem sabe a gente acha uma solução?
GOSTEI 0