comparativo de velocidade: DBX parece mais rapido, será?

Delphi

05/05/2006

tenho um programinha de teste onde eu comparo a velocidade do dbxpress com a velocidade do IBX.

funciona assim: digito uma query bem pesada que traz bastante resultados num memo.

essa query vai pra propriedade selectsql de um ibdataset e pra propriedade commandtext de um sqldataset.

os testes são feitos em 2 botões diferentes, ambos fazem:

marcam o timestamp atual (now) numa variavel tdatetime, abrem a query correspondente, mostram num label now-variaveltempo.

eu sei que em teoria o IBX deveria ser mais rápido que o DBX por ser nativo e não ter uma camada a mais, mas o que acontece é que o DBX tem se mostrado em media 33¬ mais rápido que o IBX, com qualquer banco, em todos os testes, mesmo depois de reiniciar a maquina.

meu IBX está configurado como unidirecional, ambos abrem a query usando um clientdataset, por que meu IBX tá mais lento? o que eu tenho que configurar pra ficar mais rapido que o DBX sabendo que o DBX já está com as configurações ótimas?

valew!

se quiser eu mando o fonte do programinha de teste

Vitor Rubio

Vitor Rubio

Curtidas 0

Respostas

Bon Jovi

Bon Jovi

05/05/2006

dbExpress tb é nativo se o driver for nativo. Se por exemplo está usando driver Interbase para o Interbase, é nativo. Nao-nativo é por exemplo o driver SQL Server OLE DB, pois usa ainda a camada OLE DB, que não é lento, mas não é realmente nativo/direto para o SQL Server.

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/05/2006

Mesmo assim, em outros tópicos desse forum há uma discussão bem acirrada com relação ao dbexpress ser nativo ou não.

mesmo se ele for nativo, o ibexpress não deveria ser mais rápido? já que não usa nenhuma dll pra acessar o banco.... e foi feito ´apenas´ pra interbase? por que será que ele se mostra mais lento?

Esqueci de dizer: eu não uso o interbase, eu uso o firebird 1.5, que é quase a mesma coisa só que fica mais diferente a cada nova versão.

valew!

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/05/2006

Mesmo assim, em outros tópicos desse forum há uma discussão bem acirrada com relação ao dbexpress ser nativo ou não.

mesmo se ele for nativo, o ibexpress não deveria ser mais rápido? já que não usa nenhuma dll pra acessar o banco.... e foi feito ´apenas´ pra interbase? por que será que ele se mostra mais lento?

Esqueci de dizer: eu não uso o interbase, eu uso o firebird 1.5, que é quase a mesma coisa só que fica mais diferente a cada nova versão.

valew!

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/05/2006

valew!

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/05/2006

valew!

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/05/2006

valew!

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/05/2006

Moderadores, desculpem o montão de mensagens iguais.... tem como apagar?

eu abri um link no outlook na hora que o browser estava postando a mensagem e ele foi abrir nem na janela do forum, quando voltei ainda estava na pagina de edição, então eu cliquei no enviar de novo.... um monte de vezes pq travou.... foi malz :(

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/05/2006

Moderadores, desculpem o montão de mensagens iguais.... tem como apagar?

eu abri um link no outlook na hora que o browser estava postando a mensagem e ele foi abrir nem na janela do forum, quando voltei ainda estava na pagina de edição, então eu cliquei no enviar de novo.... um monte de vezes pq travou.... foi malz :(

GOSTEI 0
POSTAR