Componente Delphi, qual usar?

Delphi

30/03/2015

Olá pessoal!, boa noite! Tudo bem? Galera, seguinte eu fiz um programinha(em pascal) que lista um triângulo de pascal, agora estou implementando em delphi, mas surgiu uma dúvida, qual componente posso usar para listar o triângulo gerado? Em pascal não tive problemas para gerar pois poderia usar o comando write para escrever do lado e writeln quando eu precisava pular de linha, no delphi, qual componente posso usar para ter isso?
Roberto

Roberto

Curtidas 0

Respostas

Thiago Santana

Thiago Santana

30/03/2015

Roberto, você usará o Canvas!

Entendendo um pouco sobre o Canvas

var
  Form1: TForm1;
  OffScreen: Tbitmap;

Canvas.Arc(10,10,200,200,10,100,100,100);      //Desenha um circulo que pode ser modificado sem uma parte ou pode ser inteiro

Canvas.Chord(10,10,50,50,100,100,50,50);        //Desenha um circula que pode ser modificado

Canvas.Draw(50,50,offscreen);                          //Desenha uma imagem, que deve ser especificada

Canvas.Ellipse(50,50,60,60);                            //Desenha apenas um circulo

Canvas.LineTo(50,10);                                     //Desenha uma linha conforma as coordenadas

Canvas.MoveTo(10,100);                                  //Desenha uma linha em direção a outra linha

Canvas.Pie(50,50,155,155,100,100,200,200);     //Desenha um circulo sem um lado

Canvas.Rectangle(30,30,90,90);                       //Desenha um quadrado

Canvas.RoundRect(40,40,100,100,30,30);         //Desenha um quadrado com borda arredondada

Canvas.TextOut(90,90,'Delphi');                        //Escreve

Canvas.Pixels[50,100]:=clblue;                        //Desenha um linha que você pode selecionar a cor

Canvas.Brush.Color:=clred;                             //Pinta os desenhos que estão fechado

Canvas.Brush.Bitmap:=offscreen;                    //Você pode pinta os desenhos com uma figuara

Canvas.Pen.Color:=clgreen;                            //Pinta todas as linha de uma cor

Canvas.Pen.Width:=5;                                   //Especifica a tamanho da linha

para testar você deve usar um button, cada linha executa uma ação diferente.
GOSTEI 0
Roberto

Roberto

30/03/2015

Então ,amigo, obrigado pela dica, no entanto o que eu preciso é um local onde eu possa listar o triangulo de pascal, caso eu digite 3 ele lista isso aqui:

1
1 1
1 2 1
1 3 3 1
Não consegui visualizar muito bem como eu poderia usar isso no canvas, porque na verdade não é um desenho, mas valores.Entendeu? Obrigado por me mostrar esse novo recurso, não o conhecia.
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

30/03/2015

Tenta colocar o resultado dentro de um componente do Delphi!
ListBox por exemplo
GOSTEI 0
Roberto

Roberto

30/03/2015

Consegui! Usei o Memo mesmo, só foi necessário usar o Memo1.Lines.ADD () para adicionar pular a linha e o Memo1.Lines[k].Strings:= Memo1.Lines[k].Strings + 'Mensagem' para escrever ao lado.
GOSTEI 0
POSTAR