Componentes
Bom dia pessoal.....
Eu tow atrás de um componente tipo TImage...
Exemplo...
Quero por uma imagem no compoente e....qdo passar o mouse por cima....quero q o mesmo mude d tamanho como se abrisse pra fora...
entenderam???
se alguém tiver algum componente ou alguma dica....ficaria mt grato...
Vlw...
Eu tow atrás de um componente tipo TImage...
Exemplo...
Quero por uma imagem no compoente e....qdo passar o mouse por cima....quero q o mesmo mude d tamanho como se abrisse pra fora...
entenderam???
se alguém tiver algum componente ou alguma dica....ficaria mt grato...
Vlw...
Wdrocha
Curtidas 0
Respostas
Discorpio
14/08/2008
Bom dia WDRocha.
Na verdade voce pode dar um Zoom no próprio componente TImage, basta que voce configure a sua propriedade Stretch como True para que a imagem tome as dimensões do TImage.
Feito isso voce vai agora utilizar os eventos OnMouseMove e OnMouseLeave do TImage, basta logo após configurar a sua Imagem no TImage, ir no Object Inspector e na aba Events selecionar os Eventos acima clicando duas vezes nas respectivas combos dos eventos e codificando assim:
Antes porém devemos declarar duas variáveis que vão fixar o TImage, quando ele voltar a posição original. Em suma o código todo do seu Form vai ficar assim:
Caso a sua versão do Delphi não contiver o evento OnMouseLeave no componente TImage, basta configurar o mesmo código desse evento no Evento OnMouseMove do Formulário, que o efeito será o mesmo.
Na verdade voce pode dar um Zoom no próprio componente TImage, basta que voce configure a sua propriedade Stretch como True para que a imagem tome as dimensões do TImage.
Feito isso voce vai agora utilizar os eventos OnMouseMove e OnMouseLeave do TImage, basta logo após configurar a sua Imagem no TImage, ir no Object Inspector e na aba Events selecionar os Eventos acima clicando duas vezes nas respectivas combos dos eventos e codificando assim:
Antes porém devemos declarar duas variáveis que vão fixar o TImage, quando ele voltar a posição original. Em suma o código todo do seu Form vai ficar assim:
unit Unit1;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, ExtCtrls;
type
TForm1 = class(TForm)
Image1: TImage;
procedure Image1MouseMove(Sender: TObject; Shift: TShiftState; X, Y: Integer);
procedure Image1MouseLeave(Sender: TObject);
procedure FormCreate(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
ALeft, ATop: Integer;
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
ALeft := Image1.Left;
ATop := Image1.Top;
end;
procedure TForm1.Image1MouseLeave(Sender: TObject);
begin
Image1.SetBounds(ALeft, ATop, 80, 80);
end;
procedure TForm1.Image1MouseMove(Sender: TObject; Shift: TShiftState; X, Y: Integer);
begin
Image1.SetBounds(ALeft-50, ATop-50, 180, 180);
end;
end.
Caso a sua versão do Delphi não contiver o evento OnMouseLeave no componente TImage, basta configurar o mesmo código desse evento no Evento OnMouseMove do Formulário, que o efeito será o mesmo.
GOSTEI 0
Wdrocha
14/08/2008
Bom dia...
Realmente no Delphi 7 não existe o evento MouseLeave.... e como eu configuraria este evento???
Mt obrigado pela força Discorpio....
Vlw
Realmente no Delphi 7 não existe o evento MouseLeave.... e como eu configuraria este evento???
Vlw
GOSTEI 0
Discorpio
14/08/2008
Bom dia...
Vlw
Boa tarde.
Simples, como disse antes, configure o Evento OnMouseMove do Form, com o mesmo código do OnMouseLeave do TImage.
Quando tirar o ponteiro do mouse do Image, obrigatoriamente vai passá-lo sobre o Formulário, então é só configurar o evento do OnMouseMove do Form.
GOSTEI 0
Wdrocha
14/08/2008
Vlw cara....
consegui...simples...
Obrigado,
vlw
consegui...simples...
Obrigado,
vlw
GOSTEI 0