Comunicação entre arquivos .GDB

Firebird

08/11/2004

Caros colegas... estou com uma duvida, posso fazer uma comunicação entre gdb´s.... Por Exemplo..... posso criar uma view no bd1.gdb que consultara uma tabela que estara no bd2.gdb.... ?
Desde já grato pela atenção...

Fe_nando

Fe_nando

Curtidas 0

Respostas

Vinicius2k

Vinicius2k

08/11/2004

Colega,

Não. No IB/FB vc não consegue integrar um banco de dados com outro(s).

T+

GOSTEI 0
Aerreira

Aerreira

08/11/2004

Colega, Não. No IB/FB vc não consegue integrar um banco de dados com outro(s). T+

Dando continuidade ao assunto... Tenho uma aplicação com um GDB para armazenar todos os dados do sistema e uso algumas tabelas paradox para consulta de CEP, isso mesmo, paradox. O fato é que tenho rotinas de consulta de CEP em funcionamento igual em outras aplicações, assim basta copiar as tabelas conforme a UF e o sistema já reconhece.

O que andei pensando era ter um CEP.GDB para que eu pudesse colocar num sistema ou em outro, sem precisar inserir todas as tabelas de cep dentro do banco principal de cada aplicação.

Qual seria a melhor solução, visto que um mesmo aplicativo não pode acessar dois GDBs ?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

08/11/2004

Colega,

Não é bem assim... a aplicação pode acessar quantos Bancos de Dados vc quiser e ao mesmo tempo, bastando que para isso vc tenha componentes de conexão distintos ou um configurável (manualmente por vc) para alternar entre os bancos dinamicamente...

O que vc não pode é interagir com tabelas, views, procedures, triggers em bancos distintos...
por exemplo: vc não pode efetuar uma consulta com um join entre uma tabela do banco ´A´ com uma outra tabela do banco ´B´...

Logo, vc pode, se quiser, manter os CEPs em um banco separado... no momento da pesquisa o usuário poderia selecionar um CEP e vc poderia trazer para sua tela de edição o logradouro correspondente, mas vc não poderia estabelecer chaves estrangeiras, ou relações com joins ou unions entre estas duas tabelas...

T+

GOSTEI 0
Aerreira

Aerreira

08/11/2004

Colega, Não é bem assim... a aplicação pode acessar quantos Bancos de Dados vc quiser e ao mesmo tempo, bastando que para isso vc tenha componentes de conexão distintos ou um configurável (manualmente por vc) para alternar entre os bancos dinamicamente...

Ok, perfeito.

O que vc não pode é interagir com tabelas, views, procedures, triggers em bancos distintos... por exemplo: vc não pode efetuar uma consulta com um join entre uma tabela do banco ´A´ com uma outra tabela do banco ´B´... Logo, vc pode, se quiser, manter os CEPs em um banco separado... no momento da pesquisa o usuário poderia selecionar um CEP e vc poderia trazer para sua tela de edição o logradouro correspondente, mas vc não poderia estabelecer chaves estrangeiras, ou relações com joins ou unions entre estas duas tabelas... T+

Então minha ideia inicial funciona, de ter um CEP.GDB e utilizá-lo na minha aplicação junto com outro GDB principal. Assim se eu tiver outra aplicação que necessite do CEP basta colocar o CEP.GDB lá e colocar as rotinas prá funcionar... Muito bom.

GOSTEI 0
POSTAR