Conectar 3 redes com classes diferentes

Infraestrutura

12/04/2015

Precisando de uma ajuda, eu consegui com a ajuda de uma video aula(youtube) de duas redes com classes diferentes, porem não achei com 3 classes diferentes e não consegui resolver, porem fiz um exemplo, está funcionando em partes(azul) e não está dando certo na outra(vermelho), essa ligação "errada" foi proposital para demonstrar, espero dê para entender.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150412-235521.png[/img]
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Respostas

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

12/04/2015

Roniere, existe uma video aula que mostra como faz, mas somente a ligação entre duas redes, acho que pode te ajudar e desenvolver o resto.

[url]https://www.youtube.com/watch?v=-mwuHdP1JKI[/url]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/04/2015

Oi Roniere,

HOnestamente eu nao entendi.

vc esta tentando fazer redes com ranges de ips diferentes se falarem entre si?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Carlos, vou conferir o video, obrigado.

Alex, quero fazer a comunicação entre as redes, cada rede possui sua classe: a, b, c.(ips diferentes).
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

12/04/2015

Boa tarde, você terá que adicionar mais uma "entrada" no router! sabe como fazer?

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/398537-20150413-154928.jpg[/img]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/04/2015

Ok.

entendi.

uma eh 192.168.0.etc

e as outras sequem o mesmo estilo, 192.168.1.etc e 192.168.2.etc

ou eh a totalmente diferente, 192.168.0.etc e 187.186.etc?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Sim Alex,

Rede A: 1.2.0.x
Rede B: 120.140.0.x
Rede C: 192.168.0.x

Edvaldo, aparentemente está dando certo, falta apenas alguns detalhes, alguns pontos não se comunicam, pela imagem que passou deu para adicionar uma outra porta.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

12/04/2015

O video ajudou Roniere?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Ajudou bastante, me deu uma base boa, mas existem certos detalhes da ferramenta que não conheço.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

12/04/2015

Deve ser algum detalhe, por favor, retorne para informar se conseguiu.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

12/04/2015

Deve ser algum detalhe, por favor, retorne para informar se conseguiu.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/04/2015

Oi Roniere,

Normalmente quando vc tem redes diferentes vc tem que ter alguma coisa que as faca se enxergarem, como por exemplo uma rota de saida ou no caso uma conexao vpn que ligue as duas.

Mas nao eh minha especialidade entao nao poderei ajudar muito. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Eder Pereira

Eder Pereira

12/04/2015

Acho que terá que ter um roteador para fazer a conexão entre as redes.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Oi Roniere,

Normalmente quando vc tem redes diferentes vc tem que ter alguma coisa que as faca se enxergarem, como por exemplo uma rota de saida ou no caso uma conexao vpn que ligue as duas.

Mas nao eh minha especialidade entao nao poderei ajudar muito. rsrsr

Abraco.

Entendo que na pratica seja isso mesmo Alex, mas estou estudando com o software da CISCO, eu não sei até que se diferencia do comum.

Acho que terá que ter um roteador para fazer a conexão entre as redes.

É exatamente isso que estou fazendo, quase concluido!
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

12/04/2015

O que está acontecendo para ainda não ter dado certo? fez as configurações certas no roteador?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

O que está acontecendo para ainda não ter dado certo? fez as configurações certas no roteador?

Deu certo as configurações, mas demora bastante a comunicação entre as maquinas e vez por outra da erro!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/04/2015

Oi Roniere,

eu nao tinha observado com cuidado o seu esquema na imagem que vc publicou.

vc esta conectando as duas redes usando um switch, ele nao consegue fazer as duas redes se comunicarem.

vc tera que escolher um roteador, no video que foi postado explica isso tbm, mas se for duas redes, um roteador com duas portas, se for com mais redes necessita de um com mais portas.

Normalmente alguem pode fazer isso, separar as redes dentro de uma mesma estrutura(seu desenho/esquema), para que certos "curiós" nao vejam ou acessem as maquinas de outras redes, no caso so sera possivel que eles acessem de um lado para o outro se vc informar o gateway que no caso eh a rota de saida, que eu tinha comentado acima sobre alguma coisa de rota de saida, sendo assim as maquinas que tiverem o gateway informado, ip da placa do roteador, sai para a outras redes e tal, caso contrario a maquina que nao tiver so ve as maquinas da mesma rede.

essa premissa acontece tambem em redes remotas, mas nesse caso vc tera que primeiro fechar a vpn para que as redes se comuniquem.

Acho que eh isso. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/04/2015

kkkk

legal que deu certo.

vc respondeu eu ainda estava escrevendo, foi mal. rsrsr

abraco.

Deu certo as configurações, mas demora bastante a comunicação entre as maquinas e vez por outra da erro!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Sem stress Alex, esse VPN, é possivel configurar com o Cisco packet Tracer?

Mostrando o serviço concluido, está meio bagunçado, mas está funcionando!!! (tentei postar a imagem) mas não deu!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Sem stress Alex, esse VPN, é possivel configurar com o Cisco packet Tracer?

Mostrando o serviço concluido, está meio bagunçado, mas está funcionando!!! (tentei postar a imagem) mas não deu!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Consegui!!!

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150414-215015.jpg[/img]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/04/2015

Legal!!!

Normalmente quando temos switchs conectando em switchs chamamos de cascateamento.

em alguma estruturas vc eh praticamente obrigado a cascatea-los devido a quantidade de maquinas que se tem na rede.

No nosso caso temos dois switchs de 48 portas, para que as "redes" nao ficassem isoladas, as maquinas conectadas em cada switch, cascateamos.

O Switch que usamos eles assumem um endereco na rede, se nao estou enganado eh o semi-gerenciado. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Semi-gerenciado quer dizer automatico? a geração de IP?
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

12/04/2015

Comigo tambem acontece, parece que é normal, depois da primeira tentativa sempre fica ok.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Ah blz, se for normal, está 100% valeu Edvaldo!
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

12/04/2015

Tudo certo! Abraço.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/04/2015

Honestamente eu nao sei, mas vc consegue ver as maquinas que estao conectadas e os respectivos macs saber se a porta esta ligadas ou nao.

Mas nao tenho certeza, eu nao mexo, nem pesquisei a respeito.

Semi-gerenciado quer dizer automatico? a geração de IP?

Com relacao a VPN no packet tracer da cisco eh possivel que vc consiga, as vpns sao fechadas pelos roteadores, agora nao sei dizer exatamente os modelos.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Pelo proprio nome do software(cisco packet tracer) me parece meio restrito aos equipamentos da mesma. Mas de qualquer forma Alex, te agradeço pela ajuda!
GOSTEI 0
Eder Pereira

Eder Pereira

12/04/2015

Voce pode usar o gns3 http://www.gns3.com/, não é limitado só na cisco.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/04/2015

Oi Roniere,

os roteadores cisco tbm fecham VPN um exemplo disso eh o rv42, um roteador dual wan e com 4 lan, ele faz o retoeamento, tem a estrutura de vpn, firewall, etc.

so precisa saber os modelos dos roteadores, a pergunta eh: o packet tracer simula exclusivamente o hardware ou tbm o software do equipamento?

a resposata a essa pergunta eu nao tenho, nao lido com redes, meu conhecimento eh minimo.

a sugestao dada pelo eder eh bem interessante tbm, eh um outro software similar ao da cisco e a funcionalidade em bem parecida.

mais que isso nao sei. rsrs

Pelo proprio nome do software(cisco packet tracer) me parece meio restrito aos equipamentos da mesma. Mas de qualquer forma Alex, te agradeço pela ajuda!
GOSTEI 0
Eder Pereira

Eder Pereira

12/04/2015

o packettracer simula o ios, que é o sistema que tem dentro do hardware dos swithes, roteadores, etc da cisco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

so precisa saber os modelos dos roteadores, a pergunta eh: o packet tracer simula exclusivamente o hardware ou tbm o software do equipamento?

Tambem não sei.

Eder, é exclusivo Cisco, o funcionamento do simulador?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/04/2015

Pode me confirmar?
GOSTEI 0
POSTAR