Conectar no Firebird sem IP fixo
Olá pessoal,
Hoje conecta em meus clientes assim 192.268.0.3:BD sendo que BD é um Alias.
O problema é o seguinte, toda vez que meus clientes mudam o IP eles ligam para nós.
Como eu instalado o programa no servidor, puxando o banco de dados do C:Dados\Dados.fdb e nas máquinas estação eu apenas puxo um atalho, sem precisar liberar firewall nem nada?
Obrigado.
O problema é o seguinte, toda vez que meus clientes mudam o IP eles ligam para nós.
Como eu instalado o programa no servidor, puxando o banco de dados do C:Dados\Dados.fdb e nas máquinas estação eu apenas puxo um atalho, sem precisar liberar firewall nem nada?
Obrigado.
Yallebr
Curtidas 0
Respostas
Webjoel
09/12/2008
Olá!
Já tentou usar em vez do IP o nome da máquina, neste caso o IP pode ser dinâmico, é um modo não muito seguro, mas para uma medida paleativa até ser colocado um IP fixo ou não.
Fica aí a idéia. Lebrando que computadores com Windows Vista esta medida não funciona corretamente.
Boa sorte!
Já tentou usar em vez do IP o nome da máquina, neste caso o IP pode ser dinâmico, é um modo não muito seguro, mas para uma medida paleativa até ser colocado um IP fixo ou não.
Fica aí a idéia. Lebrando que computadores com Windows Vista esta medida não funciona corretamente.
Boa sorte!
GOSTEI 0
Facc
09/12/2008
Vc tá tentando conectar via internet?
caso positivo, tente usar o programa [url]http://www.no-ip.com/[/url]
ele traduz o IP Dinamico para um endereço da WEB. (ex.: teste.no-ip.org)
caso positivo, tente usar o programa [url]http://www.no-ip.com/[/url]
ele traduz o IP Dinamico para um endereço da WEB. (ex.: teste.no-ip.org)
GOSTEI 0
Yallebr
09/12/2008
Amigo estou conectando na rela local mesmo.
Conecto via IP em rede local, porém quando o cliente muda o ip da erro (com certeza). Quero conectar sem ser por ip. Igual a msg inicial.
Conecto via IP em rede local, porém quando o cliente muda o ip da erro (com certeza). Quero conectar sem ser por ip. Igual a msg inicial.
GOSTEI 0
Edno
09/12/2008
cara, até hoje não consegui resolver este dilema, mas... vc pode tentar pegar o IP pelo nome do servidor, e fazer a conexão. Tô tentando isso, agora, mas não tô encontrando a solução. Se vc encontrar, manda pra mim tb...
GOSTEI 0
Sremulador
09/12/2008
use o nome da maquina
GOSTEI 0
Stclara_lapa
09/12/2008
Bem, resolvi este problema colocando ips fixos nas máquinas, pelo menos na máquina que é o server...
[]´s
Stclara.
[]´s
Stclara.
GOSTEI 0
Steve_narancic
09/12/2008
Eu utilizo o nome do computador
GOSTEI 0
Alcantarus
09/12/2008
Caro Yalle,
Vc pode simplesmente utilizar o Hamachi, entao vc instala ele em suas maquinas tanto estacoes qto servidor, dai configura nas estacoes o IP que foi atribuido ao servidor pelo Hamachi.
Simples de fazer.
Um abraço,
Vc pode simplesmente utilizar o Hamachi, entao vc instala ele em suas maquinas tanto estacoes qto servidor, dai configura nas estacoes o IP que foi atribuido ao servidor pelo Hamachi.
Simples de fazer.
Um abraço,
Olá pessoal,
Obrigado.
GOSTEI 0
Edno
09/12/2008
vcs não precisam de nenhum tipo de ferramentas pra conectar o banco na rede local.
basta colocar : nomedamaquina:c:\pastadedados\db.fdb
ao invés de :192.168.0.2:c:\...
basta colocar : nomedamaquina:c:\pastadedados\db.fdb
ao invés de :192.168.0.2:c:\...
GOSTEI 0
Jocotogatao
09/12/2008
eu uso a Propriedade BeforeConnection do SQLConnection e um arquivo xml externo(db.xml) assim:
no xml eu coloco o caminho do bd:
\\192.168.0.120:c:\Dados
var
xml: TextFile;
caminho: String;
Begin
AssignFile ( xml, ExtractFilePath(Application.ExeName)+ ´\db.xml´ );
Reset ( xml );
ReadLn ( xml, caminho );
Connection.Params.Strings[1] := ´Database=´+caminho+´\DADOS.GDB´;
e so conectar , funciona muito bem, se mudar o ip do caminho do bd e so pedir pra alterar o caminho do arquivo, ou vc faz um programa externo so pra ele poder alterar o caminho, com uma interface usando dialog
no xml eu coloco o caminho do bd:
\\192.168.0.120:c:\Dados
var
xml: TextFile;
caminho: String;
Begin
AssignFile ( xml, ExtractFilePath(Application.ExeName)+ ´\db.xml´ );
Reset ( xml );
ReadLn ( xml, caminho );
Connection.Params.Strings[1] := ´Database=´+caminho+´\DADOS.GDB´;
e so conectar , funciona muito bem, se mudar o ip do caminho do bd e so pedir pra alterar o caminho do arquivo, ou vc faz um programa externo so pra ele poder alterar o caminho, com uma interface usando dialog
GOSTEI 0
Pestana_
09/12/2008
Olá!
Boa sorte!
eu utilizo o IP da máquina para acessar o banco (192.168.0.1:C:\path...\db.fdb), mas você disse que [u:1904d366ec]não[/u:1904d366ec] é um modo seguro se utilizar o nome da máquina (nomeDaMaquina:C:\path\db.fdb), agora fiquei curioso :D porque não é seguro?
já procurei na web a respeito, mas não achei nada, você poderia explicar a respeito disso?
Agradeço!
[size=14:1904d366ec][b:1904d366ec][color=blue:1904d366ec]Feliz Natal Pra Todos!!![/color:1904d366ec][/b:1904d366ec][/size:1904d366ec]
GOSTEI 0
Webjoel
09/12/2008
Olá!
É que o nome da maquina qualquer pesso pode ir lá e trocar, por outro nome, certo o IP também pode ser alterado. Mas ainda assim o IP é uma malhor alternativa.
Outro porém é que determinados SO não aceitam esse caminho na conexão com o banco de dados, caso do linux e windows vista por exemplo.
Mas fica ai aberto pro amiga usar o que preferir sendo que com IP você não terá limitações!
FELIZ NATAL E BOAS FESTAS!
É que o nome da maquina qualquer pesso pode ir lá e trocar, por outro nome, certo o IP também pode ser alterado. Mas ainda assim o IP é uma malhor alternativa.
Outro porém é que determinados SO não aceitam esse caminho na conexão com o banco de dados, caso do linux e windows vista por exemplo.
Mas fica ai aberto pro amiga usar o que preferir sendo que com IP você não terá limitações!
FELIZ NATAL E BOAS FESTAS!
GOSTEI 0
Dbergkamps10
09/12/2008
Olá,
Se vc não utiliza DCHP para atribuir os IP´s, a melhor alternativa é realmente o IP.
Att
Dalton
Se vc não utiliza DCHP para atribuir os IP´s, a melhor alternativa é realmente o IP.
Att
Dalton
GOSTEI 0
Pestana_
09/12/2008
blz entendi!
Obrigado!
Obrigado!
GOSTEI 0
Max.jgs
09/12/2008
Você tem que colocar no seu sistema, quando o cliente executar o sistema procura o IP da máquina, copia o IP, preenche com o IP capturado e conecta ao banco...
Esse probrama exibe o IP da máquina do cliente.
Veja como fazer isso no delphi
Salve como *.vbs
strComputer = ´.´
Set objWMIService = GetObject(´winmgmts:\\´ & strComputer & ´\root\cimv2´)
Set IPConfigSet = objWMIService.ExecQuery _
(´Select IPAddress from Win32_NetworkAdapterConfiguration where IPEnabled=TRUE´)
For Each IPConfig in IPConfigSet
If Not IsNull(IPConfig.IPAddress) Then
For i=LBound(IPConfig.IPAddress) to UBound(IPConfig.IPAddress)
WScript.Echo IPConfig.IPAddress(i)
Next
End If
Next
Esse probrama exibe o IP da máquina do cliente.
Veja como fazer isso no delphi
Salve como *.vbs
strComputer = ´.´
Set objWMIService = GetObject(´winmgmts:\\´ & strComputer & ´\root\cimv2´)
Set IPConfigSet = objWMIService.ExecQuery _
(´Select IPAddress from Win32_NetworkAdapterConfiguration where IPEnabled=TRUE´)
For Each IPConfig in IPConfigSet
If Not IsNull(IPConfig.IPAddress) Then
For i=LBound(IPConfig.IPAddress) to UBound(IPConfig.IPAddress)
WScript.Echo IPConfig.IPAddress(i)
Next
End If
Next
GOSTEI 0
Brunomarques
09/12/2008
Eu tenho um sistema conectado em várias lojas e utilizo o ddns.com.br.
Em vez de utilizar o ip eu utilizo o endereço e por ele chego ao ip do banco de dados.
Exemplo.
sistema.ddns.com.br:\c:\sistema\dados.gdb
Em vez de utilizar o ip eu utilizo o endereço e por ele chego ao ip do banco de dados.
Exemplo.
sistema.ddns.com.br:\c:\sistema\dados.gdb
GOSTEI 0