Conexão via Webservice

17/11/2010

Boa Tarde,
Como faço para montar um WebService para consumir um banco de dados hospedado(MSSQLServer ou MySql)
Situação:
Tenho uma aplicação que vai consumir um banco de dados em um servidor próprio ou em um servidor hospedado, mas os usuários estarão fora das dependências da empresa conectados via internet. Qual a maneira de fazer minha aplicação Desktop acessar este banco? Via Web service, que protocolo devo usar ?como devo montar essa aplicação?
Jorge Silva

Jorge Silva

Curtidas 0

Respostas

Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

17/11/2010

Olá Amigo, Via de regra não precisamos de um WebService para permitir que uma aplicação se conecte a um banco de dados de forma remota. Um webservice serve como o proprio nome diz para disponibilizar serviços Web que não nbecessariamente acessem banco. Por exemplo se criar uma aplicação Win32 com Delphi mesmo e na hora de configurar um SqlConnection eu colocar os dados abaixo, consigo conectar a minha base MySql que esta hospedada na Web: mysql.rodrigocarreiro.com.br
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

17/11/2010

Olá Amigo, Via de regra não precisamos de um WebService para permitir que uma aplicação se conecte a um banco de dados de forma remota. Um webservice serve como o proprio nome diz para disponibilizar serviços Web que não nbecessariamente acessem banco. Por exemplo se criar uma aplicação Win32 com Delphi mesmo e na hora de configurar um SqlConnection eu colocar os dados abaixo, consigo conectar a minha base MySql que esta hospedada na Web: mysql.rodrigocarreiro.com.br rodrigocarreir 123Mudar No seu caso se seu banco esta hospedado na Web em um servidor com IP Fixo e suas aplicações forem feitas com DBX basta informar os parâmetros do banco de dados e rodar a aplicação em uma máquina com acesso a internet. Se quiser criar um WebService não tem problema também é uma opção mas terá que criar um metodo para cada operação que quiser fazer como incluir um cliente, consultar notas, etc etc etc. Att, Rodrigo Carreiro Mourão Borland Instructor Certified
GOSTEI 0
Jorge Silva

Jorge Silva

17/11/2010

Salve Rodrigo,

Tentei fazer a conexão como disse usei o SQLConnection com o Drive do MySql mas está exibindo um erro de biblioteca.

o banco esta hospedado no provedor Locaweb que disponibiliza as duas forma tanto por endereço e o IP Fixo.

Estou usando o Delphi 2010

Grande Abraço,
Jorge
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

17/11/2010

Fala Dr, Você precisa ter ao menos a DLL Cliente do Banco de Dados na maquina do cliente, na verdade com DBExpress temos algumas regras: Ter a DLL do cliente do banco no caso Libmysql.dll Ter a DLL do DBExpress de acordo com o banco, neste caso dbxmys.dll Ter a dll do client data set Midas.dll Ter os arquivos DBXConnection.ini e DBXDrivers.ini. Esses mesmo que não use tem que estar junto ao exe pois o DBX4 os procura. Quando vc tem o Delphi instalado na maquina basta ter a dll client do banco de dados agora na maquina do cliente final tem que ter todos os itens citados. Tente ai e qualquer problema me informe. Att, RM
GOSTEI 0
Jorge Silva

Jorge Silva

17/11/2010

Salve Rodrigo, Coloquei na pasta do executável o arquivo  Libmysql.dll mas continua exibindo o mesmo erro. Estou usando o provedor Locaweb, se o seu provedor for este deve saber você deve saber se tem mais algum macete pra conectar pois não estou conseguindo. Esta dando erro de versão neste arquivo, meu Delphi é o 2010 onde posso pegar essa DLL ? tem o link ai ? Valeu, Jorge
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

17/11/2010

Hum... Delphi 2010 acessa apenas o MySql 5.0 se não me engano. Sabe qual é a versão do servidor da localweb. Outro detalhe poderia me passar os dados para eu tenter conectar daqui, dai faço os testes e de passo como fiz caso eu consiga. Abs!
GOSTEI 0
Jorge Silva

Jorge Silva

17/11/2010

Rodrigo,

Pelo que consegui identificar sobre as versões utilizadas na locaweb.Versão do Servidor: 5.1.41-percona-log Versão do Protocolo: 10 Versão do cliente MySQL: 5.1.30     Os dados para conexão estão abaixo: Servidor: mysql10.kroneosistemas.com (187.45.196.147) Banco de Dados: kroneosistemas9 Login:  kroneosistemas9 Senha: senha123   Ajuda ai cara, Valeu.
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

17/11/2010

Realizei os teste com o Delphi 2010 acessando seu servidor remoto e funcionou, sem problemas. Segue print da tela com a configuração de acesso a dados:

Como não sei qual a ddl que tem ai estou mandando a que tenho na minha máquina.

http://www.rodrigocarreiro.com.br/wp-content/uploads/chamados/libmySQL.rar

Lembraco que esta DLL na minha maquina esta na pasta de instalação do MySQl pois tenho o MySql instalado na minha maquina. No seu caso se não tiver o MySql instalado deverá colocar no system32 e se não me engano registrá-la.

Segue link sobre registro de DLL.

http://www.solucoesms.com/?p=54

Abs!
GOSTEI 0
POSTAR